Gestante

Gravidez por idade: entre 20 e 25 anos

Por Redação Doutíssima 29/01/2014

Pergunte a várias mulheres sobre o que elas acham qual é a idade ideal para a gravidez e você vai obter respostas completamente diferentes. Aquelas que dão à luz em seus 20 anos beneficiam de energia aparentemente ilimitada, a mãe de 30 e poucos anos é grata por ter se estabelecido em sua carreira antes de receber a licença de maternidade, a mulher de 40 anos dá à luz com um forte senso de ser capaz de pagar por todas as fraldas.

pregnancy-615x820

Mas para cada vantagem relacionada a cada década,existem as desvantagens. Enquanto a idade é o continuum – os ovos não murcham automaticamente assim que você apaga as velas do seu bolo de aniversário de 35 anos, por exemplo, especialistas afirmam de que as faixas etárias amplas são susceptíveis de enfrentar relação física, emocional, financeira e preocupações específicas quando se tornam mães.

Claro que há generalizações. “A idade e a maturidade nem sempre sobem proporcionalmente, e algumas mulheres na faixa dos 40 anos podem ser mais saudáveis do que mulheres de 20 e poucos, graças a excelentes hábitos de vida”, diz a psicóloga especialista em gravidez Shoshana Bennet. “Tudo depende da saúde, energia, personalidade e perspectiva de vida da mulher.”

Como você não pode alterar a sua idade, existem passos que você pode tomar para aumentar suas chances de ter uma experiência feliz e saudável. Aqui está o que você precisa saber.

Gravidez entre 20 e 25 anos

Seu corpo

Fisicamente, o seu corpo está preparado para a gravidez e suas demandas. A fertilidade é elevada ( embora 7 por cento das mulheres encontram problemas para engravidar) e risco de complicações, como hipertensão ou diabetes gestacional, é baixo. Os pesquisadores sabem que quanto mais jovem a mulher fica grávida, menor é o seu risco de contrair câncer de mama durante a vida, embora o mecanismo exato é desconhecido.

Como a pele mais jovem é geralmente mais resistente do que a pele mais velha, se você desenvolver estrias é devido a sua genética. No entanto, de acordo com a especialista em fitness pré-natal e pós parto, “As mulheres mais jovens têm mais facilidade de recuperar seu corpo de antes, pois a camada de tecido que cobre os músculos e atua como uma bainha para manter as nossas linhas de cintura compactas não foram esticados por gestações anteriores e/ou ganho de peso.”

O bebê

“Quanto mais jovem a mulher é, mais jovem são os ovos, o que significa que eles são menos propensos a erros cromossônicos”, diz Richard J. Paulson, diretor  do programa de fertilidade da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles. Como resultado, o risco do seu bebê de qualquer anomalia cromossônica ( 1 em 500) ou da síndrome de Down especificamente ( 1 em 1250) é relativamente baixa. Porque os ovos são tão “frescos”, a taxa de aborto é de 12% no primeiro trimestre enquanto a média para todas as idade é de até 25%.

128-gravidez_na_adolescencia

Seu nível de maturidade

“Experiência de vida nos ajuda a esclarecer o que é importante e o que não é”, diz Bennett. “Um casal jovem podem encontrar-se mal preparados para o stress de um novo bebê”, levando à discussões e insatisfações conjugais. O lado positivo é que os jovens podem dar uma sensação de destemor que as mulheres mais velhas, marcadas por histórias de horror de pais de amigos, podem não ter. A perda de espontaneidade que vem com a maternidade pode bater nas mães jovens mais difícil do que as mulheres mais velhas, que já tiveram a oportunidade de semear seus momentos selvagens, afinal leite materno e escapadas para Vegas de última hora não combinam. “Eu ouvi muitas vezes as mães em seus 20 anos dizendo que se sentem velhas prematuramente”, diz Bennet.

Sua carreira e finanças

A maioria das mães jovens ainda não tiveram a oportunidade de subir a escada corporativa, então falta uma estabilidade na carreira, um ninho seguro e benefícios de maternidade das mulheres que trabalham por uma década ou mais antes de engravidar. De fato, a família de Andersen teve um enorme sucesso financeiro. “Nós definitivamente sentimos que estamos atrás dos nossos amigos que têm casas de luxos, carros agradáveis e sem filhos”, diz ela. Bennett sugere que uma jovem mãe que deseja obter um ponto de apoio em uma carreira enquanto seus filhos ainda são jovens faça cursos online ou trabalhos de meio período.

Seu relacionamento

Provavelmente o seu filho vai crescer com jovens avós, ou mesmo bisavós: babysiting gratuito para você e grande quantidade de oportunidades para o seu filho se sentir amado.