Gestante

Gravidez por idade: entre 26 e 34 anos

Por Redação Doutíssima 29/01/2014

Seu corpo

“Uma mulher que tem seu primeiro filho aos 34 anos é provável, em termos de saúde, ser 14 anos mais nova do que uma mulher que dá à luz aos 18 anos”, diz o professor de sociologia da Universidade de Austin do Texas John Mirowsky, que conduziu pesquisas sobre o assunto financiada pelo Instituto Nacional sobre Envelhecimento. Em outras palavras, as mulheres que deram à luz no final da adolescência desenvolvem mais problemas de saúde do que aquelas que esperaram até seus 30 anos.

grávida1

É verdade, a fertilidade natural começa a diminuir gradualmente aos 30 anos ( a taxa de infertilidade em mulheres com idade de 26 a 29 anos é de 9 por cento, aumentando para 15 por cento de 30 a 34 anos), embora as chances de que os tratamentos de fertilidade serão bem sucedidos permanecem altas. Mas, atrasar o papel de mãe, as mulheres se protegem de trabalho, relacionamento e tensões financeiras que as tornam biologicamente suscetíveis à doenças e psicologicamente suscetíveis a péssimo hábitos de saúde”, explica Mirowsky. E felizmente, sua energia e resistência ainda continuam altas. No entanto, muitos estudos encontraram a taxa de cesariana quase duas vezes maior entre mulheres com idades entre 30 e 34 contra as mulheres em seus 20 anos.

O bebê

As taxas de aborto sobem de 12 por cento para 15 por cento nesta faixa etária. Risco de síndrome de down permanece baixa até 30 anos de idade, quando se é de 1 em 1.000 e 1 em 400 e 1 em 200, respectivamente.

Em relação ao seu nível de maturidade, você está em uma idade cronólogica adequada quando se trata em se tornar mãe. “Você ainda tem a juventude dos seus 20 anos mas está se movendo em direção à maturidade e responsabilidade dos seus 40 anos”, observa Glazer. No entanto, as mulheres que passaram a maior parte dos seus 20 anos na escola podem querer adiar a gravidez como enquanto elas estabelecem suas carreiras.

mulher-gravida-40

Sua imagem do corpo pode beneficiar de uma auto-estima amadurecida. “Em meus 20 anos, odiava ver minhas amigas que não estavam grávidas com os jeans de cintura baixa e biquinis, enquanto eu tinha uma barriga de maternidade”, diz Andersen. “Mas em meus 30 anos, eu era suficientemente confortável com o meu corpo de grávida. E depois do meu terceiro filho, eu estava mais confortável com meu corpo do que minhas amigas que estavam encarando estrias e barrigas de mãe pela primeira vez.”

Carreira e finanças

“Nessa idade, as mulheres muitas vezes se sentem que elas estão em uma encruzilhada, em termos de carreira: a de que, se escolher o caminho de mãe e ficam em casa estará dizendo adeus a sua carreira”, diz Bennett. “Por outro lado, há uma quantidade enorme de culpa e preocupação de que, se voltar a trabalhar, o bebê vai se relacionar mais com a babá do que com você”. Bennett sugere que você decida qual é o melhor caminho para você e sua família neste momento, e fazer uma data em seu calendário a cada seis meses para reavaliar