Gestante

Gravidez por idade: entre 35 e 40 anos

Por Redação Doutíssima 29/01/2014

Seu corpo

Uma a cada cinco mulheres nessa faixa etária terá problemas em conceber. Ainda assim, cada vez mais crianças estão nascendo de mulheres com mais de 35 anos do que de adolescentes, de acordo com uma pesquisa de 2010 do Pew Research Center. Na verdade, 1 em 7 nascimentos nos Estados Unidos é de mulheres com 35 ano ou mais ( em 1970, apenas 1 em 100).

bump_2467217b

Hipertensão afeta de 10 a 20 por cento das mulheres grávidas nos seus 35 anos ( contra 4 por cento para mulheres entre 20 e 25 anos) ; diabetes gestacional é de dois a três vezes mais comum em mulheres de 35 anos ou mais do que em mulheres mais jovens, e estudos recentes mostram que o risco é ainda maior se a mulher ganhou peso ao longo dos anos. A manutenção de um peso ideal através de exercícios e alimentação saudável oferece alguma proteção.

O bebê

Uma em cada quatro gravidez entre as mulheres nesta faixa etária vai terminar em aborto espontâneo e risco de anomalias cromossônicas ( além de usar óvulos doados) , o pré-natal e testes de diagnóstico são extremamente importantes. Mulheres com 35 anos ou mais estão mais propensas a conceber gêmeos, pois as alterações hormonais aumentam a probabilidade de liberação múltipla de ovos durante a ovulação.

Nível de maturidade

Susan Lusty, 46 anos, de Seattle, está feliz que ela esperou até os 38 anos para se tornar mãe. “Eu tinha uma vida cheia de viagens e aventuras antes de ter filhos”, diz ela. “Eu teria me sentido como seu eu estivesse perdendo o mundo se eu tivesse selado com uma crianças nos meus 20 ou 30 anos”. Especialistas dizem que esse é um sentimento comum entre as 113 mulheres grávidas com mais de 35 anos entrevistadas. Você tem uma sensação de ter o mundo e crescido através suas respostas, então quando estiver pronta para começar uma família, você trará mais recursos. Sabe-se melhor.”

pregnant-woman-on-leave

Carreira e finanças

Nessa altura do campeonato, é provável que você tenha uma casa e seja capaz de começar a poupar para a educação do seu filho. Você tem esculpido o seu nicho de carreira e provou-se no trabalho. Lusty, que tinha sido vice-presidente em duas empresas de relações públicas antes da chegada de seu filho, ela diz não temia uma massa de clientes quando ela ficou grávida, porque “eles sabiam que eu estaria de volta.” Depois do nascimento, ela trabalhava de casa, um luxo inexistente quando ela era mais jovem e ainda estava buscando seu lugar na empresa.

Seu relacionamento

Seus pais estão provavelmente aposentados ou prestes a serem, o que significa que eles podem te ajudar. Oitenta e cinco por cento das mulheres com mais de 35 anos são casadas, portanto o ideal seria você ter apoio físico e emocional do seu parceiro. Você assistiu alguns amigos criar suas famílias e aprender com seus acertos e erros. Eles podem oferecer informações valiosas sobre o processo e a tomada de decisão.

Novamente, com o número maior de mulheres grávidas acima dos 35 anos de idade, você não estará sozinha e beneficiará de uma comunidade na mesma situação que você. Cathy Gast Feroe, 62 anos, de Larkspur, Califórnia, deu à luz com 25, 39 e 54: “Eu temia que eu seria a mãe mais velha no playground, mas eu conheci tantas outras mães nos seus 30 anos de idade com bebês porque resolveram perseguir com os estudos e trabalho e agora finalmente conseguiam ter um tempo de qualidade para si e para seus bebês.”