Guia dos Dentes

Tratamento de canal: entenda para que serve e quando fazer

Por Redação Doutíssima 29/01/2014

É normal um pouco de apreensão antes de seu primeiro tratamento de canal. Isso acontece principalmente em razão das muitas histórias que são contadas e relacionadas ao procedimento. Acontece que quando ele é feito por um profissional de confiança oferece poucos riscos e, além disso, pode ser a única maneira de salvar um dente danificado ou infectado.

 

Como é feito o tratamento de canal?

Entender o procedimento exige conhecer a anatomia do dente. Para além do esmalte branco e a camada dura chamada dentina há um tecido mole que é conhecido como polpa.

tratamento de canal istock getty images doutíssima

Durante o procedimento a polpa danificada é removida e o interior do dente é desinfetado. Foto: iStock, Getty Images

A polpa tem vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo, ajudando o dente a crescer durante o desenvolvimento. Um dente totalmente desenvolvido é capaz de sobreviver sem polpa porque continua a ser alimentado pelos tecidos que o rodeiam.

 

Há necessidade de tratamento de canal quando a polpa fica inflamada ou infectada. Essa inflamação ou infecção pode ter uma série de causas, como cárie profunda, procedimentos dentários repetidos sobre o dente ou coroas defeituosas. Além disso, traumas dentais são capazes de danificar a polpa mesmo que o dente não apresente problemas visíveis ou fissuras.

 

Caso não seja tratado esse problema é capaz de causar dor ou até mesmo abcesso, podendo inclusive a infecção se espalhar e degenerar o osso ao redor do dente, levando-o a cair. É possível identificar esse problema através de um raio-x dentário ou alterações no dente.

 

Esse tratamento é necessário porque o dente não se cura por si só. Durante o procedimento a polpa danificada é removida e o interior do dente é limpo e desinfetado. Em seguida, ele é preenchido e selado com material apropriado. A partir daí, restaura-se com uma coroa ou enchimento para proteção. Depois da restauração, ele volta a funcionar como qualquer outro dente.

 

Muitas pessoas dizem que o procedimento é doloroso, mas um estudo descobriu que apenas algumas pessoas são mais propensas a dor depois do tratamento de canal. Conforme a publicação do Journal of Dental Research, fatores como diagnóstico de periodontite apical sintomática, intensidade da dor antes do tratamento, dor agravada pelo estresse e número de dias que impossibilitou o paciente de realizar suas atividades contam para isso.

 

Cuidados após o tratamento

Sentir a área um pouco dolorida por alguns dias após o procedimento é comum. Trata-se do processo de cura natural do corpo, sendo a dor um sintoma temporário e que responde muito bem a analgésicos. É importante seguir à risca as instruções do dentista sobre medicamentos.

 

É bastante frequente ainda sentir o dente tratado um pouco diferente dos demais por algum tempo depois do tratamento – com o tempo, isso passa. Porém, se apresentar dor ou pressão severa por mais que alguns dias, vá ao dentista para uma consulta.

 

Depois do procedimento alguns cuidados são necessários com o dente. Caso sejam bem tratados e cuidados eles podem durar toda a vida. Confira algumas formas de como fazê-lo:

 

– Pratique uma boa higiene oral

 

Escove os dentes após as refeições e use fio dental pelo menos uma vez ao dia. Cuidar de seus dentes pode ajudar a prevenir problemas futuros.

 

– Visite o dentista regularmente

 

Faça limpezas e exames periódicos, inclusive para que o profissional se certifique de eventuais problemas não tão visíveis.

 

– Evite mastigar alimentos duros

 

Isso porque a mastigação de alimentos duros como o gelo é capaz de causar a quebra de dentes e, com isso, prejudicar o tratamento. 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre tratamento de canal? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!