Gestante

Quando fazer o teste de gravidez?

Por Redação Doutíssima 29/01/2014

Você desconfia de que está grávida e, para ter certeza, vai correndo comprar um teste de gravidez. Mas, você sabe usar esse produto de auto-diagnóstico de maneira correta? Qual comprar? Quando fazer o teste de gravidez? Analise conosco algumas informações para obter um resultado preciso.

quando fazer o teste de gravidez

 

Quando fazer o teste de gravidez? A partir do momento em que achar que está grávida?

É preciso esperar o primeiro dia da próxima menstruação, que no caso estará atrasada. Você não pode fazer um teste de gravidez a qualquer momento, pois se fizer cedo demais ele vai dar negativo, sendo que isso ocorre porque ele ainda não pode detectar a gravidez. A explicação: Os testes de farmácia funcionam procurando detectar a presença de um hormônio chamado HCG, que é secretada por um ovo fertilizado quando implantado no útero. Então, se a ovulação ocorreu no dia 14 do seu ciclo (contando a partir do primeiro dia da menstruação), o ovo foi fertilizado por volta do dia 16 e vai, portanto, ser implantado no útero no dia 21 . Resultado: O hormônio HCG começa a ser secretado por volta do dia 23 à uma quantidade alta o suficiente para ser detectada entre os dias 25 e 28 (dependendo do teste), ou seja, apenas no momento em que você deveria começar o próximo ciclo menstrual.

 

Testes de gravidez vendidos online são confiáveis?

Essa deve ser a sua última opção. Certamente você pode encontrar promoções que desafiam a concorrência, especialmente se você comprar pacotes de 10. Contudo, desconfie dessas promoções. Os produtos podem não ser confiáveis e não seguir aos padrões e regras determinadas pelo ministério da saúde. A sensibilidade deles à detecção do hormônio HCG pode ser muito baixa, o que pode levar a um falso diagnóstico. E, além disso, os testes de gravidez são produtos frágeis que não devem sofrer mudanças de temperatura. Se você compra online, ele pode ser transportado em condições inadequadas e comprometer sua eficácia.
Todos os produtos têm a mesma sensibilidade?

quando fazer o teste de gravidez

Não, uma vez que existem diferentes testes de sensibilidade. O mais confiáveis ​​são aqueles que podem detectar 40-50 UI (unidade internacional) de hormônios por litro. Os testes mais precoces (3 dias antes da data prevista de início da regra) detectam um limiar de 25 UI. E há também testes menos sensíveis, que detectam apenas 100 UI de hormônio por litro.

quando fazer o teste de gravidez

Os falsos positivos são comuns nos testes de gravidez?

Um falso positivo é quando o teste diz que está grávida quando você não está realmente. Hoje em dia é menos comum do que antes, no passado, os testes eram menos específicos e podia ser detectado por engano outra hormônio no lugar do hCG. Hoje, um falso positivo está ligado a uma causa precisa, por exemplo, se você tomar medicamentos que contêm o hormônio HCG, que é detectada pelo teste (para problema de fertilidade, por exemplo). A outra causa pode ser um aborto espontâneo, se, por exemplo, o óvulo não tenha sido implantado no útero. De qualquer maneira, sempre que tiver um resultado positivo, ele deve ser confirmado com um exame de sangue para a segurança.

quando fazer o teste de gravidez