Filhos

Veja tudo o que você precisa saber sobre a fralda do bebê

Por Redação Doutíssima 29/01/2014

Ainda que o bebê esteja na barriga da mãe, inúmeras preocupações começam a surgir a respeito da criação de um filho. Uma das principais apreensões é quanto ao número, tipo e tamanho de fraldas que a criança irá precisar até garantir autonomia das necessidades fisiológicas.

Quantos pacotes comprar? Como definir o tamanho certo? E se aparecer alergia? Quantas vezes deve-se trocar a fralda em um dia? Essas são apenas algumas dúvidas dos pais, principalmente os de primeira viagem. Veja como cuidar e facilitar o uso das fraldas no dia a dia.

bebe-doutissima-istock-getty-images

Existe uma série de procedimentos para ajudar na hora da troca de fraldas do bebê. Foto: iStock, Getty Images

Como escolher a fralda

Basta ir à farmácia ou ao supermercado para saber que existem uma infinidade de tipos de fralda para bebês. Confira as vantagens de desvantagens de cada uma.

Fralda descartável comum

De certa forma é a mais econômica, mas também pode não ser tão eficiente contra vazamentos, além de aumentar as chances de causar irritações na pele da criança.

Fralda descartável respirável

 

Um pouco mais caro que a comum, é um produto que diminui o risco de alergias ou assaduras, uma vez que apresenta um revestimento de tecido, que proporciona maior conforto ao seu filho. Além disso, as fraldas respiráveis costumam ter camadas especiais que absorvem o xixi e ajudam a deixar a pele do bebê mais seca.

Fralda de pano

Apesar de ter sido deixada de lado com o surgimento das fraldas descartáveis, as fraldas de pano se modernizaram. Atualmente é possível encontrar modelos com estampas divertidas, que fecham com velcros ou botões.

Seu novo uso visa diminuir os impactos no meio ambiente causados pelo descarte incorreto das opções convencionais. Entretanto, precisam ser lavadas diariamente com água e sabão.

Cuidados com o bebê

Existe uma série de procedimentos que ajudam os pais a trocarem as fraldas do bebê sem que o momento seja temido. Para evitar alergias, assaduras e vazamentos, confira 5 dicas que podem facilitar as trocas diárias e constantes.

 

1. Use o algodão

 

De fato, a pele do recém-nascido é delicada e requer atenção. Por isso, é recomendado que as primeiras limpezas da criança sejam feitas com algodão molhado na água morna.

 

2. Não dispense creme antiassaduras

 

Se a criança chorar na hora da limpeza e troca de fraldas, um dos prováveis motivos são as assaduras. Procure por lesões avermelhadas, com descamação e bolinhas elevadas na pele. Apenas uma camada fina do produto já pode ajudar na prevenção das assaduras.

 

Nesse caso, você pode contar com a opinião do pediatra, alergologista ou dermatologista para escolher a melhor marca para o seu filho. O tratamento também pode ser feito com compressas de soro fisiológico, além da troca da marca da fralda.

 

3. Invista no lenço umedecido

 

Procure usar os lenços principalmente fora de casa, como segunda opção de limpeza. Também podem ser usados para limpar as mãos dos pais e outras regiões além do bumbum do bebê.

 

4. Descarte a fralda corretamente

 

Tenha lixeiras pela casa especificamente para descartar as fraldas da criança. Lembre-se de enrolar, fechar com os adesivos, e se estiver muito cheia, use sacolas plásticas para o conteúdo não vazar.

 

5. Tenha lugar fixo para trocas

 

Geralmente, os trocadores ficam no quarto do bebê ou dos pais. O uso da bancada acolchoada é essencial para garantir a limpeza e praticidade na hora da troca de fraldas. Usar a sua cama pode trazer o risco da sujeira indesejada. Mas atenção: não tire os olhos da criança enquanto ela estiver no trocador para evitar acidentes. 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!