Guia dos Dentes

Você sabe a diferença entre pivô e o implante dentário?

Por Redação Doutíssima 29/01/2014

i-2

Ontem tivemos uma longa conversa sobre os pivôs e acredito que pude tirar todas as dúvidas dos nossos leitores. Existe uma grande parte de pacientes e leitores que confunde os pivôs com os implantes dentários. Eu particularmente não entendo como pode ser feita essa confusão mas lendo um pouco mais as dúvidas dos leitores e prestando mais atenção às perguntas dos pacientes, me deparei com certas semelhanças que podem gerar confusão e para que essa confusão não seja mais feita, vamos acabar de vez com isso e explicar para você a diferença entre pivô e o implante dentário.

Para começarmos, precisamos entender que são dois procedimentos muito diferentes em vários fatores, como:

1- O implante dentário é colocado diretamente no osso do paciente. Nesse caso, o dente não existe mais e o implante vai substituir toda a estrutura do dente, incluindo a raiz.

Já no caso do pivô, o paciente ainda possui a raiz do dente que vai ser tratada e preservada para colocação de pino e coroa em uma raiz natural.

i-5

2- O implante é um procedimento cirúrgico e feito por um especialista em implantodontia ou por um cirurgião bucomaxilofacial.

O pivô pode ser colocado por um dentista clínico, sem necessidade de especialidade. Se o paciente quiser um dentista especialista precisa procurar um protesista mas saiba que existem vários dentistas clínicos que fazem pivôs muito bons.

i-1

3- Os implantes por possuírem uma complexidade maior, possuem valores bem maiores que os pivôs. Você para o valor da colocação dos implantes, dos exames necessários e da finalização com colocação da coroa em porcelana sobre o implante. Somando esses valores, temos um custo maior do que o do pivô que precisa apenas de alguns raios-x e do trabalho do dentista e de seu laboratório.

i-3

4- Para finalizar as diferenças, se algo de errado acontecer e o pivô cair, basta guardar com cuidado, levar ao dentista que ele colocará de volta com facilidade e lhe cobrará bem pouco para a cimentação.

No caso do implante dentário, se algo acontecer e o implante amolecer e cair você vai estar de cara com um problemão. Normalmente precisando de provisórios, enxertos ósseos e um certo tempo para que tudo retorne ao normal.

i-4

Dá para perceber que são vários os pontos divergentes entre as duas técnicas. Procedimentos parecidos por fatores mais superficiais mas muito diferentes do ponto de vista técnico e prático. Seja qual for a sua necessidade, procure um dentista competente e siga todos os passos para poder ter sucesso no tratamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!