[the_ad_group id="16401"]
Especialidades

8 Passos para dormir melhor

Por Redação Doutíssima 30/01/2014

dormir

Dormir bem é indispensável para ter uma boa saúde e qualidade de vida, mas nem sempre é possivel dormir a quantidade necessária ao nosso organismo.
No mundo moderno este problema tem se tornado cada vez comum, pois, a nossa vida é cada vez mais dinâmica e exige que passemos por diversas adaptações no trabalho, na vida pessoal, amorosa, etc. No Brasil, quase 40% da população sofre com problemas de insônia.
 
Causas
A falta de sono pode ocorrer por diversos fatores, como estresse, excesso de trabalho, problemas financeiros, alimentação inadequada, ansiedade, excesso de substâncias estimulantes, entre outros.
As noites mal dormidas prejudicam o nosso cotidiano trazendo problemas como irritação, falta de concentração e sonolência. Para dormir melhor é preciso ter uma boa qualidade de vida é preciso mudar alguns hábitos diários. Pensando nisso, o Doutíssima reservou 8 dicas para te ajudar a dormir melhor:
 
Cafeina2 (1)
 
1 – Fique longe de bebidas estimulantes como café, coca cola e energéticos apos às 17 horas. O café pode ser um bom aliado para se manter acordado a alerta, mas ele deve ser tomado durante o dia, pois, bebidas com cafeína são rapidamente absorvidas pelo organismo, estimulando o sistema nervoso e causando excitação.
 
2 – Evite beber muita água antes de ir para a cama – O excesso de água antes de dormir pode fazer com que você se levante várias vezes no meio da noite para ir ao banheiro.
 
dormircomputador
3 – Desligue os aparelhos eletrônicos – Desconecte-se do mundo virtual e desligue celulares, televisores e computadores. Estes aparelhos podem deixar você agitado e com dificuldades para dormir. É recomendado desligar todos os aparelhos pelo menos 1 hora antes de dormir para não prejudicar o sono.
 
4 – Melhore o ambiente do seu quarto – Troque o seu colchão quando necessário, dormir sob um colchão velho pode trazer consequências para a sua saúde como dor nas costas e problemas de coluna. Além disso, mantenha seu quarto limpo, organizado e arejado.
 
5 – Ouça música – Quando se tem dificuldades para dormir, ouvir música pode ser uma ótima opção para relaxar, mas atenção ao estilo, prefira as instrumentais ou músicas utilizadas para meditação ou yoga.
 
chacamomila
 
6 – Beba chá – Existem várias ervas que possuem ação tranquilizante Uma boa xícara de chá pode contribuir para uma noite de sono melhor. Porém, atente-se ao fato de que nem todos os chás tem o poder de adormecer. Algumas alternativas de chás com ação calmante são erva-cidreira, camomila e hortelã.
 
7 – Utilize o quarto apenas para dormir – Evite trabalhar e comer dentro do seu quarto.
 
8 – Pratique atividades físicas. – É cientificamente comprovado que atividades físicas fazem bem ao coração e ajudam a melhorar a qualidade de vida. Para dormir bem, faça pelo menos 30 minutos de exercícios por dia, desta forma, seu corpo e mente se sentirão mais relaxados e prontos para uma boa noite de sono.
 
 

[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]