Relacionamento

Como dar atenção à pais idosos

Por Redação Doutíssima 30/01/2014

Tornar-se a pessoa que vai cuidar dos seus pais envolve grandes mudanças para todos os interessados – fisicamente, emocionalmente, socialmente e financeiramente. Aprender a lidar com as mudanças de uma forma saudável é importante para garantir que você e seus pais idosos possam viver em um relacionamento mutualmente amoroso e generoso e que vocês consigam partilhar de momentos juntos.

As pessoas hoje vivem mais tempo do que nunca. A maioria de nós vai gastar cerca de um terço da nossa vida como “aposentados”ou “idosos. Quatro ou mesmo famílias de cinco gerações já não tão mais raras. pais-idosos Mas viver mais tempo, aumentam as chances de que algum dia vamos precisar de ajuda para cuidar de nós mesmos. Hoje, muitos filhos e filhas adultos encontram-se escalados para ajudar a cuidas de seus pais idosos. O compromisso pode ser por um curto período de tempo ou pode durar anos. Os papéis dentro da família são invertidos e as responsabilidades e sentimentos se tornam complicados e confusos, muitas vezes interferindo no tempo que vocês passam juntos.

Mas ao mesmo tempo, cuidar de um parente idoso também pode beneficiar a família. Pode diminuir as distâncias entre as gerações e fazê-los passar mais tempo juntos. Sistemas de apoio à família pode ser fortalecido quando membros aprendem a preparar-se para o seu próprio envelhecimento. Todos nós vamos envelhecer, é inevitável, por isso aproveite para passar a maior quantidade de tempo possível com seus pais.

Incentive, sem dar conselhos. Conselhos de filhos e filhas adultas é uma proposição complicada e melhor evitar a menos que você tenha certeza que tenha sido solicitada. Em geral, é melhor deixar que uma pessoa de fora seja o conselheiro. Aceite diferenças de opiniões, valores, hábitos, gostos e desgostos entre você e seus pais. Muitas vezes existe um conflito de gerações entre pais e filhos, independente de como eles são velhos.Respeite as diferença. Mantenha o humor e a diversão viva na família.Um riso compartilhado pode fazer maravilhas para aliviar a tensão, construir proximidade em seus momentos juntos e até mesmo melhorar a saúde.

Descubra como seus pais gostavam de passar o tempo livre quando eram jovens, você pode acabar descobrindo que sua mãe quase chegou a ser uma tenista profissional e que seu pai quase chegou na faixa preta nas artes marciais. Desta forma você pode lhes proporcionar momentos inesquecíveis e nostálgicos com toda a família.

Vá atrás de algo que conecte vocês. Interesses em comum e que caem bem com as duas faixas etárias. Vocês podem sair para tomar café, olhar fotos antigas, sair para levar as crianças no parque juntos, sentar no banco da praça. Por mais difícil que possa soar, tente encaixar esses momentos na sua agenda louca e lotada de trabalho. Momentos assim não têm preço.