Clínica Geral

Como tratar calo no tornozelo

Por Redação Doutíssima 30/01/2014

Aquela bolha líquida que aparece em algumas regiões sob a pele para proteger de lesões é chamada de calo! Apesar de fazer parte da defesa natural do corpo, ele pode ser doloroso e se tornar um incômodo na nossa vida cotidiana. Na maioria dos casos, os calos não passam de um pequeno aborrecimento, mas existem sim calos mais graves que inflamam.

care-blisters-heel-800x800

Os calos que aparecem atrás ou embaixo do tornozelo pode tornar atividades do dia a dia em um verdadeiro sacrifício, ele incomoda até mesmo para caminhar. E eles estão aptos a inflamarem e infeccionarem devido a sua localização.

Se você sofre de calo no tornozelo, tome muito cuidado quando for tratá-lo, se o calo permanecer intacto, o processo de cura será acelerado pela barreira de proteção formada pelo soro, mas se ele abrir, você precisa tomar cuidados extras para que ele não infeccione.

Passo a passo:

1. Esqueça-os! Calo é o seu corpo respondendo naturalmente contra uma lesão. Um calo pode ser formado quando a pele é irritada, pode ser por alergias, doenças, medicações ou fatos do dia a dia. Quando a bolha de líquido fica intacta quer dizer que a pele por baixo está se curando sozinha. É importante que o calo seja ventilado de vez em quando, isso acelera o processo de cura. Quando for usar calçados e meias e a região do calo seja afetada, utilize curativos.

2. É proibido arrancar aquela pele morta em volta do calo. Conforme a pele de baixo começa a curar, a bolha formada pelo calo começa a diminuir após alguns dias. A camada acima da pele seca quando isso acontece. Não retire a pele morta de forma alguma. Essa pele está presa à pele saudável, e ao arrancá-la você pode causar inflamação e uma infecção. Esqueça a pele e deixa a cair sozinha.

3. Limpe o calo aberto. Se ele abrir e o líquido de dentro vazar, é preciso desinfetar bem a área. Passe água e sabão e seque lentamente com uma toalha limpa. Você pode utilizar um creme antibiótico e deixar o calo respirar por um tempo. O calo aberto deve ser tratado como uma ferida, limpe-o pelo menos duas vezes ao dia.

4. Proteja o seu calo! Quando ele não estiver respirando em contato com o ar, faça uma proteção. Você pode aplicar uma camada de creme antibacteriano e colocar um curativo por cima.

protetor de calcanhar 500

5. Os calçados podem ajudar na dor. Use calçados adequados que não atrapalhe a sua recuperação. Dê preferência aos calçados que não faça contato com o calo e chinelos. Quando precisar usar calçados fechados, faça os curativos como no passo 4.

6. Fique atento à infecções. Os sintomas físicos normalmente são enjoos e febre. E preste atenção se o calo não apresenta sinais  de infecção como presença de sangue ou pus na ferida, aumento de dor e aumento na infecção. Entre em contato com seu médico imediatamente se alguns desses sinais forem encontrados.