Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana : oitava semana de gestação

Por Redação Doutíssima 30/01/2014

A oitava semana de gestação marca o final do segundo mês lunar. À partir dessa semana, você vai começar a perceber como a evolução da sua gravidez está indo muito rápido. Um dos primeiros choques que você pode ter é perceber que suas roupas favoritas estão ficando apertadas! Não se assuste, é um sinal de que seu bebezinho está crescendo e se desenvolvendo da maneira esperada. Saiba mais sobre a oitava semana de gestação com o Doutíssima.

Pregnancy-Chiropractic-Back-Pain-Relief

 

O desenvolvimento do bebê na oitava semana de gestação

 

Fique feliz pelo crescimento do seu filhote. O embrião vai dobrar de tamanho. medindo cerca de 20mm esta semana e poderá chegar a pesar quase 3g. O desenvolvimento do seu bebê se dará cada vez mais rápido ao longo das próximas semanas.

7-semanas-gravidafotoApesar das partes mais importantes do corpinho do bebê já estarem formadas, ele precisa do auxílio da mãe pois elas ainda não funcionam. Na oitava semana de gestação se formarão os dentes e músculos do rosto do seu bebê. Braços e pernas vão se alongando pouco a pouco e os dedos estarão visíveis. Se seu bebê for um menino, o sexo do bebê ficará mais visível e o esqueleto começa a se ossificar.

Sempre indicamos que você marque uma consulta médica assim que descobrir a gravidez. Caso ainda não tenha uma consulta, agende-a o quanto antes. As mulheres que começam o pré-natal nos primeiros três meses de gravidez têm uma maior probabilidade de que seus bebês nasçam mais saudáveis do que as mulheres que começam a consulta mais tarde.

 

A futura mãe na oitava semana de gestação

 

Com todo o desenvolvimento mais acelerado do seu bebê, e o crescimento do seu útero, é comum que a mulher sinta dores como cólicas, na parte inferior do seu abdome por causa do crescimento do útero ou de sua contração. Apesar do crescimento do útero, a barriguinha ainda não estará muito visível. Você também pode ter ganhado alguns quilinhos, por isso vai sentir as roupas mais apertadas e a cintura mais arredondada, mas não será tão aparente.

Com o aumento da sua produção de hormônios devido a gravidez, você pode ter problemas com a pele. O excesso de oleosidade aumentará a possibilidade que algumas espinhas apareçam no seu rosto e em outras partes do corpo. Procure usar sabonetes contra a oleosidade, especialmente se você já tiver problemas de acne. Contudo, essa fase vai passar e sua pele tende a voltar ao normal no segundo trimestre da gravidez. Uma parte boa é que esses mesmos hormônios podem fazer seus cabelos ficar mais grossos e brilhosos.