Saúde Mental

Ouvir: o que você ouve é o que o outro disse? Saiba mais

Por Rafaela Monteiro 30/01/2014

download (3)

O que você ouve é sempre a mesma coisa que a outra pessoa disse ou quis dizer? Ouvir pode não ser tão simples assim. E quando o assunto é comunicação entre os seres humanos, podemos verificar alguns, ou muitos, problemas. Ouvir nem sempre é fácil. Pelo contrário, pode ser muito complexo. O que eu falo nem sempre é a mesma coisa que você irá ouvir, e vice versa. Isso pode depender de muitos fatores, inclusive de quem eu sou e de quem você é.

Por isso a importância da comunicação clara e nítida para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis. Sempre escrevo sobre isso por aqui. Checar se o que eu ouvi foi realmente o que você quis dizer pode ser muito bom e ajuda a evitar muitos problemas de relacionamentos entre as pessoas. Vejo muito isso na clínica e acredito que todos podem ver isso em suas vidas. As vezes pontuo algo com algum cliente, e ele ouve completamente diferente daquilo que eu quis dizer. As vezes uma simples pergunta pode ser ouvida como afirmação ou ordem, ou uma simples observação pode parecer uma crítica ou agressão. Quem nunca passou por uma situação como essa? Quem nunca ficou com uma sensação desse tipo, de que não foi ouvido corretamente?

 

Ouvir: a escuta na Gestalt Terapia

A Gestalt Terapia não trabalha com interpretações. O terapeuta não interpreta o que o cliente diz ou faz. Mas, dentro de um processo relacional, que é a terapia, ele pode pontuar o que está sentindo ou observando e checar com o cliente. Checar significa perguntar se aquilo que ele ouviu ou percebeu faz sentido para o outro, se foi o que ele realmente quis falar ou agir.

Assim, podemos construir nossas relações. Proposta nada fácil não? Escutar, checar, perguntar, esclarecer… se relacionar… processo complexo, muitas das vezes…

Porém, as coisas podem se tornar mais simples quando dentro de nossas relações conseguimos ouvir melhor e se expressar melhor, pra isso, precisamos do simples exercício de conferir com o outro, quando sentirmos que for necessário, se isso que eu ouvi foi a mesma coisa que ele falou, e vice versa.