Guia dos Dentes

Venda ilegal de material odontológico: denuncie!

Por Redação Doutíssima 30/01/2014

cro-1

Infelizmente, a falta de emprego ou mesmo os empregos que pagam muito pouco para nossos Brasileiros, fazem com que muitos procurem o mercado ilegal para se manter e a odontologia não fica fora dessa realidade. Adoro notícias boas e fico muito feliz quando vejo nossos conselhos de odontologia trabalhando de forma a diminuir a ação perigosa dentro da área de abrangência da odontologia e desta vez, foi uma ação veloz e eficaz do conselho regional de odontologia de São Paulo que conseguiu executar uma busca a vendedores ilegais de material odontológico e nesse caso específico, de material ortodôntico.

Vamos ver um pedaço do artigo que fala da ação do CRO-SP no combate “ao crime organizado na odontologia”:
cro-2
“Em 16 de janeiro, a partir de denúncia realizada por um cirurgião-dentista, a equipe de Força Tarefa do Setor de Fiscalização do CRO-SP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) participou de um flagrante de venda ilegal de material ortodôntico no calçadão da Rua Antonio Agu, no centro da cidade de Osasco. Dois comerciantes ofereciam aos passantes rolos de fios ortodônticos falsificados e bengalinhas de elástico ortodôntico, materiais que podem trazer graves prejuízos à saúde bucal, quando não prescrito por profissional habilitado.

O material foi apreendido e encaminhado ao Departamento de Controle Urbano (DCU), onde será incinerado no prazo de até três dias. A ação teve total respaldo da Guarda Municipal e fiscais da Secretaria de Controle Urbano (SECONTRU). O Conselho, agora, tomará todas as medidas cabíveis para que os vendedores sejam punidos no rigor da Lei.
Os fiscais da SECONTRU receberam orientações da equipe do CRO-SP de que estes materiais são de uso exclusivo do cirurgião-dentista e se comprometeram a realizar nova apreensão se ocorrer novamente a comercialização.”

Esse texto foi divulgado no site do conselho em questão e nos mostra que os dentistas e os nossos leitores podem nos ajudar, denunciando quando virem essas ações ilegais de pessoas que só pensam em ganhar dinheiro e não se preocupam com a saúde daqueles que compram esses materiais.

cro-3

Para denunciar situações semelhantes, basta entrar em contato com o Conselho pelo telefone (11) 3549-5500 ou acesse o site www.crosp.org.br. Isso vale para todos os estados. Cada estado possui seu conselho e você pode buscar os sites de cada um dos conselhos.

Só quem pode mexer em aparelho dental, com segurança, é o ortodontista. É um tratamento sério que vem sendo banalizado pela população Brasileira. A colocação de aparelho dental por pessoas não capacitadas pode causar danos sérios ao paciente como perda de dentes ou problemas gengivais graves. Com saúde não se brinca e parabéns ao dentista que denunciou e ao CRO-SP.