Guia dos Dentes

Botox: acabe com as rugas e com as dores na face

Por Redação Doutíssima 31/01/2014

botox-1

Quando se fala em botox, logo pensamos em tratamentos estéticos que tem como função retardar o aparecimento de rugas e disfarçar as marcas de expressão que são causadas, naturalmente, pela idade. Recentemente, o que está bombando na odontologia é o uso desse botox para o tratamento de um problema que afeta uma grande parcela da população brasileira, o bruxismo. São vários os pacientes diagnosticados com bruxismo e não podemos esquecer que ainda existem muitos por ai que possuem o bruxismo e não sabem e por isso, não procuram o tratamento.

botox-3

O bruxismo é caracterizado por problemas como:

– Ranger os dentes.

– Apertar os dentes.

– Em casos leves, encostar frequentemente os dentes de forma que incomode ou cause desgastes.

Dados mostram que algo em torno de 30% dos brasileiros, durante o sono, possuem algum tipo de disfunção como no caso do bruxismo.

botox-2

As causas do bruxismo são diversas, como:

– Distúrbios neurológicos dos mais variados níveis como o mal de Parkinson.

– O nosso tema de hoje, a apneia e o ronco.

– Até mesmo o estresse pode estar envolvido no processo de causa do bruxismo.

botox-4

Como seria o tratamento com o botox que também é conhecido como toxina botulínica:

– O botox é aplicado em pontos localizados nos músculos da face que estão envolvidos com o bruxismo, como o temporal anterior e o masseter.

– A ação, de forma bem simples, do botox seria com relação ao neurônio motor. Com o botox, ele não liberaria a acetilcolina que é a principal responsável pela contração da musculatura. Se não vai mais haver a acetilcolina, não terá mais contração fora dos padrões dos músculos da face responsáveis pelo bruxismo e por consequência não haverá mais bruxismo ou apertamento.

– O tratamento pode ser feito pelo médico, cirurgião plástico ou credenciado para utilizar a substância ou pelo dentista que já está com cursos específicos par tratar o bruxismo e o apertamento com o uso do botox.

– Os resultados com as aplicações locais de botox são relativamente rápidos, em torno de 5 dias e devem ser associados ao tratamento reabilitador ortodôntico ou oclusal. O paciente precisa utilizar os tratamentos que vão tratar a causa para poder resolver definitivamente.

O botox pode ser um grande aliado para reduzir o desconforto do paciente mas precisa ser associado a um tratamento definitivo, com placas de mordida ou aparelhos ortodônticos específicos. Reabilitações com implantes ou próteses associadas com os aparelhos ortodônticos podem restaurar um sistema que está em colapso e fazer com que as dores diminuam ou passem completamente.