Guia dos Dentes

Como agir em caso de aftas

Por Redação Doutíssima 31/01/2014

aftas-1

Se tem uma coisa que incomoda são feridas na cavidade bucal. Só quem já teve sabe o quanto as aftas incomodam. São vários pacientes que não conseguem comer, beber líquidos, namorar ou mesmo falar. O paciente fica em uma situação que não sabe o que fazer e o desespero é certo. Nesse momento, se você não souber o que fazer, pode ter muitas dores até conseguir ir ao dentista e resolver o problema. Para lhe ajudar a ficar o melhor possível, vou tentar dar alguns conselhos e completar algumas dicas.

aftas-4

Você precisa entender que as aftas possuem um ciclo que pode ser levemente aumentado ou diminuído de acordo com o que o paciente fizer. Você é capaz de piorar o efeito das aftas ou minimizar o efeito das aftas de acordo com hábitos ao longo do seu dia-a-dia.

aftas-6

O que você pode fazer e que pode piorar a sua situação:

– Tomar bebidas ácidas ou com muito açúcar como refrigerantes ou sucos de limão e laranja.

–  Tentar passar produtos que em vez de curar, podem agredir mais ainda as aftas como o bicarbonato de sódio ou a violeta que é para usar em animais mas muitos pacientes acham que é ótima para as feridas da boca.

– Dormir sem escovar os dentes é certeza de acorda com as aftas piores e mais doloridas.

– A noite é muito prejudicial para as aftas devido a redução de saliva e o ressecamento da boca. É necessário muito cuidado para não fazer as coisas citadas acima antes de dormir.

aftas-2

O que você pode fazer para melhorar as aftas e lhe dar mais conforto:

– Abuse da água em vários momentos ao longo do dia para deixar a saliva mais fluída e a boca mais hidratada, isso vai ajudar no ciclo das aftas e melhorar as dores.

– O uso de pomadas é muito útil, são várias as pomadas que existem e podem ser utilizadas, desde pomadas sem necessidade de prescrição até pomadas que você só poderá comprar com uma receita do dentista. Já tivemos uma conversa sobre essas pomadas e você poderá encontrar uma lista em conversas anteriores aqui no doutíssima.

aftas-3

– Evite bebidas ácidas, muito açucaradas ou gasosas. Evite também alimentos muito quentes.

– Todo paciente que tem histórico de aftas, precisa de um dentista por perto, ter o contato do dentista vai facilitar bastante seu dia-a-dia enquanto estiver com as feridas na boca.

aftas-5

Existem pacientes com vários problemas e que possuem aftas frequentes e algumas doenças ou tratamentos causam aftas múltiplas o que dificulta muito o quadro da doença.