Sem categoria

Veja como agir em caso de sangramento nasal em crianças

Por Redação Doutíssima 31/01/2014

Ter um sangramento nasal é algo comum em crianças de 3 a 10 anos de idade, sendo geralmente causado por cutucar o nariz ou pelo ar seco. Esse tipo de sangramento pode ser assustador, mas raramente é motivo para alarme ou grandes preocupações. Normalmente ele vai parar por conta própria, podendo ser facilmente gerenciado em casa.

 

Vasos sanguíneos no nariz são frágeis

A hemorragia nasal pode ser causada por infecção, lesão, reação alérgica, objetos empurrados para dentro da narina ou até mesmo pelo clima seco. Essa hemorragia é também conhecida como epistaxe. Em crianças, o sangramento nasal é comum e geralmente não é grave, mas é importante procurar um médico se elas forem frequentes ou prolongadas.

sangramento nasal istock getty images doutíssima

Sangramento nasal em crianças sangramento nasal é comum e geralmente não é grave. Foto: iStock, Getty Images

Os pequenos vasos sanguíneos no septo – tecido firme entre as narinas e que divide o nariz em duas metades – são frágeis e podem estourar facilmente. São eles que causam um sangramento no nariz. Em crianças, o nariz tende a sangrar de um só lado.

 

As causas menos comuns de hemorragias nasais nos pequenos incluem malformações vasculares, leucemia, tumores nasais e várias anormalidades de coagulação do sangue. Uma ingestão acidental de medicamentos para afinar o sangue também é uma causa rara que desencadeia esse tipo de sangramento.

 

Um estudo publicado na revista Rhinology constatou que 30% das crianças menores de 5 anos e 56% das crianças com idade entre 6 a 10 anos tinham tido pelo menos um sangramento nasal. A incidência de epistaxe declina na fase adulta, mas cerca de metade de todos os adultos com epistaxe teve hemorragias nasais durante a infância.

 

Caso uma criança tenha um número frequente de hemorragias nasais, particularmente aquelas que são difíceis de parar, ela deve ser avaliada por um otorrinolaringologista pediátrico. Embora o pediatra possa ter orientado sobre como controlar sangramentos de seu filho, é fundamental afastar quaisquer possíveis causas subjacentes mais graves para hemorragias nasais crônicas.

 

Como agir durante um sangramento nasal?

Há muitos equívocos e contos populares sobre como tratar hemorragias nasais, principalmente em crianças. O procedimento é semelhante em adultos e crianças. Por isso, vale seguir as seguintes orientações:

 

– Fique calmo. A hemorragia nasal pode ser assustadora, mas raramente é grave.

 

– Mantenha a criança na posição sentada ou em pé. Incline a cabeça ligeiramente para frente. Faça com que ela sopre pelo nariz se ela entender como fazer isso.

 

– Aperte a metade inferior do nariz do seu filho (a parte mole) entre o polegar e o dedo e segure firmemente por um total de dez minutos. Se o seu filho tem idade suficiente, ele pode fazer isso sozinho. Não solte o nariz durante este tempo para ver se ele ainda está sangrando.

 

– Libere a pressão depois de dez minutos e espere, mantendo seu filho quieto. Se o sangramento não parou, repita esse passo. Se após dez minutos de pressão adicional o sangramento não parou, ligue para o pediatra ou vá ao serviço de emergência mais próximo.

 

É importante não entrar em pânico, já que isso só vai assustar seu filho. Além disso, evite deitá-lo ou incliná-lo para trás e colocar gaze ou qualquer outro material no nariz. Se você acha que seu filho pode ter perdido muito sangue, está pálido e suado, ou não responde, ligue para o seu pediatra imediatamente ou leve-o para a emergência.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!