Guia dos Dentes

Escovação supervisionada: entenda a importância da prática

Por Redação Doutíssima 31/01/2014

Por alguns momentos na infância a escovação supervisionada é aconselhada para que as crianças saibam cuidar bem da saúde bucal. Escovar os dentes corretamente é garantia de limpeza e diminui os riscos de doenças e problemas nessa parte do corpo.

Importância da escovação supervisionada

A escovação supervisionada costuma fazer parte de campanhas educacionais em prol da saúde e é aplicada em escolas e empresas para a conscientização dos problemas gerados pela má higiene bucal.

escovação supervisionada istock getty images doutíssima

Prática é aconselhada para que as crianças saibam cuidar bem da saúde bucal. Foto: iStock, ,Getty Images

Para crianças, a escovação supervisionada costuma ser acompanhada de atividades lúdicas que explicam a importância de escovar os dentes. Teatros, fantoches ou palestras com personagens ajudam a manter a atenção deles no assunto.

Não podem faltar informações essenciais sobre o cuidado com a boca. A escovação, que deve ser diária e mais de uma vez ao dia, previne contra cáries, placa e tártaro removendo os restos de comida e impedindo o alojamento de bactérias prejudiciais para a saúde.

Seja para pequenos ou adultos, também são indispensáveis instruções sobre a quantidade de pasta necessária para uma boa limpeza, o modo de escovação adequado e a frequência. Salienta-se ainda a importância de consultar um dentista regularmente para a prevenção de problemas bucais.

Como garantir a boa escovação das crianças

Os pequenos sempre devem usar creme dental infantil, que tem ativos especiais para os dentes das crianças. A partir dos 5 anos, a medida de pasta deve ser equivalente a um grão de ervilha.

Ainda na infância, deve-se ensinar que não basta esfregar a escova de qualquer jeito sobre os dentes. Na frente, os movimentos devem ser circulares. Depois, a escova deve agir com uma vassourinha, partindo da gengiva em direção à ponta dos dentes.

Por fim, a escova deve passar como um trenzinho por todos os dentes, principalmente os bem do fundo. O movimento de vai e vem precisa ser feito na parte externa, interna e superior de toda a arcada dentária.

Por fim, a escova deve remover as impurezas que se alojam na língua e nas bochechas. Ainda é preciso introduzir o hábito de usar o fio dental, que deve ser diário em todas as fases da vida.

Saúde bucal

Segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 60 e 90% das crianças em idade escolar e quase 100% dos adultos apresentam cáries, um problema que pode ser controlado com a prevenção através da boa higiene.

Doenças severas nas gengivas provocam a perda dos dentes em até 20% das pessoas com idade entre 35 e 44 anos. A situação é problemática, tanto que o órgão estima que 30% dos idosos entre 65 e 74 anos ao redor do mundo não possuem nenhum dente natural.

Apesar das doenças bucais serem mais frequentes em locais pobres e grupos em condições sociais desfavoráveis, alguns hábitos presentes no dia a dia provocam problemas em qualquer lugar do mundo. Quem tem uma dieta inadequada, fuma, abusa de bebidas alcoólicas e não realiza a higiene oral adequada coloca em risco a saúde dos dentes e gengivas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!