Guia dos Dentes

Você já conhece as Braced-Lets? Uma boa maneira de brincar de ortodontista

Por Redação Doutíssima 31/01/2014

brace-1

Seguindo a moda do material ortodôntico sendo usado para artesanato e acessórios, tenho visto cada coisa por ai mas algumas das ideias até que são legais. A primeira dúvida é como esse pessoal compra tão facilmente o material ortodôntico, a segunda é se eles usam material novo ou lavam e vendem ligas usadas (credo, nada higiênico) e a terceira dúvida é se esse mercado clandestino de material ortodôntico falsificado vai mesmo vingar. Se não utilizarem nos dentes e canalizarem a criatividade para a arte, até que me aborrecem menos. Vamos ver idéias criativas que estão aparecendo por ai com material ortodôntico, como as braced-lets.

bor-6

A nova sensação americana é chamada de “Braced-Lets”  e são pulseiras desenvolvidas pelos dentistas Marc Lemchen e Jennifer Salzer de NYC em parceira com a designer Lisa Salzer. É mais uma novidade que vem fazendo a cabeça dos americanos e já está se espalhando pelo mundo. Tudo surgiu com ligas em corrente de ortodontia associadas com os braquetes ortodônticos. É um sistema que já possui uma produção de maior escala e pode ser encontrado em sites na internet.

São pulseiras inofensivas, duráveis, práticas, baratas e com uma intenção meramente estética. O importante é que não está sendo utilizada nos dentes das pessoas de forma errada e causando efeitos colaterais. Acredito que tudo que vem para o bem é bem vindo. Na verdade acredito que o material ortodôntico é mesmo bem bonito e digno dessa homenagem.

brace-2

Os elásticos em corrente servem como ligas para o tratamento ortodôntico e podem exercer forças muito grandes para fazer grandes movimentos dentários mas se forem utilizados como no caso das pulseiras, não vão causar mal algum só espero que nenhum espertinho resolva começar a utilizar a pulseira nos dentes. Não me surpreenderia, conhecendo a imaginação humana.

brace-3

Os braquetes são as peças que colamos nos dentes para que o aparelho se prenda nos dentes de forma fixa. É uma tecnologia de planejamento e moldagem do metal que dá até pena de ser utilizada para esse fim mas entendo a grande febre que é o aparelho dental e a necessidade de grandes empresas de aproveitar essas “febres” para fazer dinheiro.

brace-4

Brincar com uma liguinha não apresenta problema nenhuma, o problema está em isso virar uma possibilidade das pessoas começarem a utilizar as pulseiras para modificar o aparelho dental. O aparelho dental só pode ser tocado pelo ortodontista e as pulseiras você pode usar a vontade.

Com saúde não se brinca, brinque com as braced-lets.