Guia dos Dentes

Apresentador fica sem dente ao vivo

Por Redação Doutíssima 01/02/2014

cai dente-2

Um fato muito engraçado esses tempo foi com relação ao dente de um apresentador da televisão de Alagoas, do programa plantão Alagoas. Ele estava ao vivo, falando um monte de coisas com bastante vontade e de repente: o dente sai pulando da boca. Logo depois o apresentador vai juntar o dente no chão e aproveita a situação para dar um pouco de audiência. Para piorar, o apresentador fala que a culpa é do dentista que estava viajando e coloca o dente de volta na boca como se nada tivesse acontecido. Se você pensa que isso ocorre raramente está muito enganado, são vários os pacientes que possuem o mesmo problema que vamos entender agora.

Para começar nossa conversa, dente não cai da boca dessa forma. Então, quem cai é uma estrutura protética que foi colocada na boca para substituir artificialmente um dente natural que foi perdido totalmente ou em parte. São várias as possibilidades de próteses e todas elas precisam de cuidados específicos e de manutenção para que você não tenha problemas como o do apresentador. As coroas são conhecidas por “pularem da boca” em momentos importantes como casamentos, festas ou na frente de uma câmera. Já ouvi vários relatos engraçados de pacientes como:

cad-7

– “Dr eu estava beijando uma menina e saiu minha coroa na língua dela, com um cheiro horrível a menina quase se engasgou. Acabou com tudo e ela nunca mais me ligou.”

– A maior parte é com relação a paciente em festas, casamentos, jantares.

– Pacientes que estão falando para um grupo ou dando uma palestra e cai a coroa.

– Dentre outros casos.

O mais importante nessa história é que esses momentos são muitos constrangedores e normalmente comprometem o relacionamento inter-pessoal do paciente. Precisamos saber o que é preciso para que isso não ocorra.

cai dente-1

As coroas, facetas, jaquetas, próteses fixas ou mesmo próteses parciais removíveis (PPR) e próteses totais (PT), precisam de cuidados específicos e manutenção constante. Se você não trocar o óleo do seu carro de 10.000km em 10.000 km, o motor vai parar de funcionar em algum momento. Para troca o óleo você gasta em torno de 100,00 reais e para refazer um motor? Muito mais caro.

Na odontologia é a mesma coisa, paciente com próteses precisa controlar diariamente alimentação e hábitos de roer, precisa ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano para verificar se está tudo certo com a prótese ou se precisa refazer a colagem da prótese ou mesmo se já está na hora de trocar por uma nova.