Relacionamento

Como melhorar o contato e fortalecer o seu relacionamento

Por Rafaela Monteiro 01/02/2014

Uma relação forte e saudável pode ser um dos melhores suportes na vida. Mas como melhorar o contato no relacionamento e tornar o amor ainda mais forte? Esse pode ser um dos maiores desafios na rotina do casal.

O que significa estar em contato um com o outro

Há casais que ficam presos a uma coexistência pacífica, mas sem realmente se relacionar ou se comprometer a ter algo real. Embora possam parecer estáveis na superfície, a falta de envolvimento e comunicação aumenta a distância. Quando se deseja falar sobre algo importante, a ligação e o entendimento muitas vezes não estão mais lá.

Muitos parceiros conseguem falar um com o outro mesmo em silêncio, enquanto outros são capazes de levantar suas vozes e apaixonadamente discordar. Essa é uma das chaves para um contato verdadeiro dentro da vida a dois: comunicação sem medo de conflito, com segurança para expressar seus pontos de vista.

Mesmo que nenhuma pessoa seja capaz de satisfazer todas as suas necessidades, um dos segredos de um relacionamento de sucesso é se preocupar com o outro. É importante estar presente e participar ativamente da vida do parceiro, tendo algo a compartilhar. Não é sadio estar em uma relação em que o casal tem vidas completamente separadas.

Além disso, é importante estar perto para se manter apaixonado. Um estudo publicado no Journal of Research in Personality revelou que indivíduos que se envolveram em dois minutos de mútuo contato visual ininterrupto relataram sensações de paixão. Os cientistas dizem que isso acontece devido a liberação de feniletilamina, responsável pela atração.

contato

Não deixe de abraçar. Foto: iStock, Getty Images

Dicas que irão ajudar o seu relacionamento

Se você quer criar uma conexão real com seu parceiro, é preciso melhorar a conexão entre vocês. Confira algumas dicas que podem ajudar:

  • Mantenha a intimidade física

O toque é uma parte fundamental da existência humana, ainda mais dentro de uma relação. Quando carinhoso, é capaz de aumentar os níveis de oxitocina no organismo, hormônio que influencia o vínculo e o apego. E por intimidade física não deve se entender apenas a relação sexual. Beijar ou simplesmente acariciar também são aspectos importantes.

  • Passe algum tempo de qualidade juntos

É fundamental para qualquer relacionamento que o casal tenha um tempo próprio. Se vocês não tiverem um momento de qualidade, comunicação e compreensão, são grandes as chances de a relação começar a se deteriorar. 

  • Comunicação é a base

Uma boa comunicação é parte fundamental de um relacionamento saudável. Quando as pessoas não se comunicam bem, isso pode causar um certo distanciamento. Além disso, diálogo aberto permite que vocês resolvam praticamente qualquer problema que possa surgir na relação.

  • Mostre compromisso

Você deve mostrar que está aberta a esse relacionamento e que espera o mesmo dele. Melhorar a proximidade e fortalecer o compromisso deve ser algo mútuo. Não tenha medo de demonstrar isso.

E aí, o que achou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!