Guia dos Dentes

Brasil ganha mais centros de especialidades odontológicas(CEO)

Por Redação Doutíssima 02/02/2014

ceo-3

O Brasil conta, desde a última quinta-feira (23), com mais mil Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). A milésima unidade, inaugurada em São Paulo (SP), foi viabilizada com recursos do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, que está completando 10 anos e beneficia 79,6 milhões de brasileiros.

ceo-6

Para prestar esse tipo de atendimento o Governo precisa sustentar dados como:

– 23.150 Equipes de Saúde Bucal (ESB)

– Poder abranger 4.971 municípios e para isso a complexidade é significativa e se conseguir chegar a essa quantidade de municípios com eficiência, terá uma cobertura de 89,2% dos municípios brasileiros.

– Esses novos 1000 CEOs, estão distribuídos em 808 municípios.

– “De acordo com dados oficiais, no ano de 2013 (até novembro), o Ministério da Saúde, por meio do programa Brasil Sorridente, teria investido em torno de R$ 803 milhões, em todo o país, em recursos destinados às Equipes de Saúde Bucal (ESB) e investimentos nos CEO.”

– Existem investimento também para as redes que trabalharem com o atendimento à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. CEO que cumprir uma carga horária mínima com esse perfil de paciente, terá valores extras em investimentos.

ceo-2

“O Brasil Sorridente, que está completando 10 anos, já é o maior programa público de saúde bucal do mundo”, destacou o ministro durante a inauguração do centro. “O país fazia menos de 100 mil próteses dentárias por ano. Terminamos 2012 fazendo 405 mil e, em 2013, chegamos a 415 mil próteses”.

ceo-4

Os centros de especialidades odontológicas são responsáveis por atendimentos especializados, como o próprio nome já faz referência. São tratamentos como:

– Tratamento endodôntico (canal)

– Cirurgias

– Tratamento de gengiva (periodontia)

– Diagnósticos de câncer bucal que deve abranger o máximo possível de pacientes devido resultados significativos no diagnóstico precoce

– Ajudam na colocação de implantes e tratamento ortodôntico em casos bem específicos, com necessidades que se enquadram no protocolo

– Algumas contam com próteses dentárias variadas e mesmo laboratórios próprios para a confecção de próteses para a população em uma maior quantidade e qualidade.

ceo-1

BRASIL SORRIDENTE é um programa que foi criado em 2004 e tem como função: ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito por meio do SUS e para isso, o programa possui temáticas bem interessantes se forem colocadas em prática em sua totalidade, como:

– Promover ações de promoção e prevenção da saúde bucal

– Facilitar a adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público

– Reorganização da Atenção Básica em saúde bucal. Essa missão é difícil.

– Implantação das Equipes de Saúde Bucal no Saúde da Família

– Ampliação e a qualificação da Atenção Especializada

ceo-5

É direito e dever da população procurar esse serviço para melhorar sua qualidade de vida e promover a saúde bucal e é dever da população fiscalizar se o projeto está cumprindo o que propõe. Agora você sabe o que pode tratar com a ajuda do governo, procure tratamento e não deixe para depois.