[the_ad_group id="16403"]
Nutrição

Conheça os benefícios do queijo azul para a saúde

Por Redação Doutíssima 02/02/2014

roquefortqueijo

Você conhece o queijo azul ?

A aparência e o cheiro deste queijo podem não agradar a todos, porém muita gente nem imaginam os diversos benefícios que ele oferece ao nosso organismo como a prevenção de doenças, o controle do colesterol e a queima de gorduras. Saiba mais sobre o queijo azul e os benefícios que ele traz à nossa saúde:

O queijo azul, de origem francesa é um queijo macio e de massa quebradiça caracterizado pela sua cor azulada, quase verde, dai o por quê do seu nome. O queijo possui esse aspecto azul devido ao fungo presente nele, o Penicillium roqueforti; trata-se de um fungo benéfico para a saúde que ajuda a combater as bactérias nocivas ao nosso organismo.

O queijo azul é fabricado com leite de cabra, que é mais saudável do que o leite de vaca, pois, ele possui menos menos colesterol e menos gorduras saturadas.
O queijo azul mais conhecido no Brasil é o Gorgonzola, existem outros tipos como o Roquefort e o Stilton.

Ajuda a prevenir doenças

O queijo azul possui uma grande concentração de cálcio, por isso, ele ajuda a diminuir o risco de doenças como a osteoporose. Fonte de minerais como zinco, magnésio, potássio e sódio, o queijo azul é um bom aliado no combate ao câncer de mama.

Ele também é fonte de vitaminas B-12 que contribuem com o bom funcionamento do nosso sistema nervoso, além das vitaminas essenciais A e D.

queimar gorduras

Acelera a queima de gorduras

Pesquisas têm mostrado que o cálcio ajuda a queimar as gorduras do corpo, principalmente a gordura localizada na região do abdômen. Por ser um alimento rico em cálcio, o queijo azul é um alimento indicado para ajudar a eliminar gorduras. Vale a pena incluí-lo na sua dieta, mas com moderação, pois, cálcio em excesso pode trazer mas consequências ao seu organismo como constipação e náuseas.

Ajuda a controlar o colesterol

Outro benefício do queijo azul é o auxílio no controle do nível de colesterol, porque durante o processo de maturação do queijo, os fungos fabricam macromoléculas que ajudam a combatê-lo.

como-clarear-os-dentes-e-ficar-com-um-sorriso-lindo-2

Previne cáries

O queijo azul também pode te ajudar a manter um belo sorriso! Isso porque os fungos presentes no queijo neutralizam os ácidos que formam a placa bacteriana nos dentes, evitando a formação de cáries.

Combate a gota

A gota é um doença que causa elevação de acido úrico no sangue que forma um depósito de cristais de sódio nas articulações. Os homens que sofrem de gota costumam ter crises de artrite aguda que podem durar até 10 dias. Os fungos do queijo azul agem como anti-inflamatórios e ajudam a diminuir as crises de gota.

 


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]