Guia dos Dentes

Dúvida do leitor: vinho mancha os dentes?

Por Redação Doutíssima 02/02/2014

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma dúvida frequente entre os pacientes é com relação aos produtos que podem manchar os dentes. Há uma grande preocupação de alguns pacientes com relação ao clareamento ou branqueamento dental e o que muitos não percebem é que a cor dos dentes está diretamente ligada com os hábitos do paciente. Hábitos alimentares e hábitos de higiene bucal. Precisamos entender se o vinho mancha ou não os dentes e também entender o que precisamos fazer para evitar as manchas.

vinho-2

O vinho tinto é um dos mais conhecidos por manchar os dentes e junto com ele são diversos os outros produtos ou atos que podem manchar os dentes como:

  • Uso do tabaco: que pode ser utilizado desde a forma de mascar até a forma mais comum que é a do consumo de cigarros, charutos, dentre outros. São pigmentos escuros que impregnam facilmente a superfície dentária.
  • Idade: É certo que os dentes possuem uma característica de mudar de cor com a idade devido vários fatores como desgaste da superfície dentária.
  • Higiene dental inadequada: É mais do que conhecido que a limpeza dental é super importante para manter a superfície dentária livre da placa bacteriana e com lisura de superfície suficiente para dificultar a agregação da placa bacteriana e dos corantes.
  • Genética: pode ser um fator de comprometimento da coloração dos dentes e nesses casos, mais complicados de tratar.
  • Enfermidades: que causam problemas de formação do esmalte dentário ou problemas de formação da dentina e isso vai ter efeito direto no manchamento dentário ou nas descolorações.
  • Tratamentos variados podem provocar alterações de cor como radiações de cabeça e pescoço, quimioterapias ou tratamentos com antibióticos em determinadas épocas.

vinho-3

No que diz respeito às bebidas, temos um grande leque de bebidas que podem comprometer a cor dos dentes como:

– Café, principalmente os expressos.

– Chá preto ou similar

– Refrigerantes ou refrescos com corantes, como a famosa coca-cola

– O nosso tema de hoje, os vinhos

– Existem algumas frutas que também podem causar manchas nos dentes e teremos uma conversa só falando sobre elas

– Dentre outros

vinho-4

Então, o vinho realmente mancha os dentes mas para causar um efeito que realmente comprometa a sua estética, precisa ser uma ingestão relativamente diária de corantes, sem que seja feita uma higienização correta da cavidade bucal e em um paciente que mantenha esses péssimos hábitos por um determinado período de tempo.

vinho-5

A partir do momento que as manchas se instalam, o paciente precisará do dentista para remover e para isso são vários os tratamento que vão desde uma simples abrasão superficial com polimento até os clareamentos a laser ou em casos mais graves, os recobrimentos dentários com resinas e porcelanas.