Filhos

4 Atividades divertidas entre irmãos

Por Redação Doutíssima 03/02/2014

irmaosMuitas crianças adoram dizer que gostariam de ser filho único para não ter que dividir a atenção dos pais, porém ter irmãos pode ser bastante vantajoso. Além de ter um parceiro para a hora de brincar e alguém em quem você possa confiar, uma pesquisa da Universidade de Cambridge sugere que ter um irmão ajuda a formar relacionamentos significativos na vida adulta. Claro, pode ser difícil explicar essas vantagens para eles. Mas para aplicar a teoria na vida deles, aqui vão algumas atividades divertidas entre irmãos que ajudam a promover o amor entre eles. Confira!

 

Esportes coletivos

O fato de as crianças serem um pouco arredias com a ideia de passar mais tempo na companhia dos irmãos dificulta ainda mais o desafio na hora de encontrar atividades que funcionem para construir um bom relacionamento entre eles. No entanto, você pode ocultar a intenção e fazer o aspecto de ligação entre irmãos menos óbvio fazendo com que eles participem de esportes coletivos. A participação nesse tipo de atividade promove o compromisso, a cooperação e até mesmo a amizade, devido ao trabalho de equipe. Os esportes coletivos também podem ajudar a eliminar o excesso de ego e promover a paciência, o que os ajuda a construir um relacionamento.

 

Ler juntos

Para os irmãos construírem um relacionamento, uma boa opção pode ser pedir ao mais velho para partilhar os talentos dele, como a leitura, com o mais novo. Ele pode ter orgulho em ajudar o irmão caçula, enquanto este pode ver o outro como um exemplo. Além disso, esse tipo de projeto de leitura também pode ajudar a desenvolver confiança nas habilidades de leitura e a ganhar experiência para falar em público.

 

irmaos-7Noite de filmes em família

Segundo o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, a incapacidade de proporcionar momentos divertidos em família o bastante pode aumentar as chances de conflito entre os irmãos. E isso vem de berço! Para reverter a situação, os pais podem promover uma noite de filmes em família para ajudar os irmãos a se sentirem como se fossem igualmente valorizados e pode ajudar a criar memórias agradáveis para compartilhar. Além disso, você pode aproveitar para incentivar o trabalho em equipe, pedindo a cooperação e o compromisso das crianças em diferentes partes da noite, como em decidir um filme, fazer pipoca e limpar a sala antes e depois, por exemplo.

 

Tocar música juntos

Irmãos que fazem música juntos tendem a se entender melhor, pois esta é uma atividade de construção de relacionamento altamente eficaz, já que ela permite que eles afirmem a sua singularidade tocando instrumentos distintos, mas também os obriga a trabalhar em conjunto por um objetivo comum. Ambos os irmãos poderão se orgulhar das suas próprias contribuições, mas também é importante que eles percebam que o resultado não seria possível sem o trabalho em equipe, para poder valorizar as habilidades e a criatividade do outro irmão.