Fertilidade > Gestante

Concepção: aumentando minhas chances de engravidar

Por Redação Doutíssima 03/02/2014

engravidar1
Algumas dicas que podem aumentar as suas chances de conceber um bebê:

1) Conte duas semanas a partir do primeiro dia da próxima menstruação – é o dia mais propício.

De fato: muitos são, no entanto, os dias da ovulação, especialmente no ciclo de 28 dias. Mas isso não é tudo. A eficácia desse conselho não é superior a 50%.

2) Cerca de 3 a 4 dias antes do dia “decisivo”, peça ao seu marido que se abstenha de sexo – visando acumular mais sêmen.

De fato: isso é realmente verdade. Basta não atormentar um homem por uma semana ou duas. A partir desse prazo seu esperma será velho e sua capacidade de conceber diminui. A eficácia desse conselho é de 70%.

3) Após a ejaculação, o homem deve interromper imediatamente os movimentos de penetração, de modo a não deixar o esperma sair para fora da vagina.

De fato: este é o caso, atritos continuados esfregam o sêmen nas paredes da vagina, de modo que a quantidade acumulada na base do colo do útero fica drasticamente mais rasa. No entanto, as proporções envolvidas nem sempre afetam a probabilidade de concepção. A eficácia desse conselho é de 60%.

 

4) Após a ejaculação, a mulher deve deitar de barriga para baixo, com as pernas elevadas, ou colocar uma almofada sob as nádegas para evitar o vazamento de esperma que está dentro da vagina.

De fato: mesmo que ocorra um vazamento, e eles podem acontecer, isso não afeta a probabilidade de concepção: é somente um pouco de esperma que escapa das dobras da mucosa vaginal. A eficácia desse conselho é de 20%.

 

5) Após a ejaculação, o homem deve interromper a penetração, mantendo-se dentro da parceira: seu pênis funciona como uma rolha, não permitindo que o esperma escorra para fora.

Na verdade: esta é uma versão do conselho anterior, e tem aproximadamente a mesma eficiência – 20%. Embora, é claro, seja melhor do que o conselho anterior.

 

6) Antes da relação sexual, a mulher deve fazer ducha vaginal com uma solução de carbonato de sódio (meia colher de chá por litro de água morna).

De fato, sim, o carbonato de sódio altera a acidez da vagina e frequentemente contribui para o prolongamento da mobilidade dos espermatozoides. Mas muitas as mulheres têm um pH normal, de modo que o carbonato de sódio não é necessário. A eficácia do conselho é de 60%.

7) Prepare-se adequadamente para a concepção: não fume por dois meses, a mãe não deve ingerir álcool por três meses (o mesmo vale para o marido), evitar exercícios que provocam o suor excessivo por duas semanas.

De fato: sim, isso é importante, mas entre as causas da infertilidade, esse item ocupa um lugar muito abaixo na lista. Portanto é pouco eficaz. A eficácia do conselho é de 15%.

 

8) Ingira vitaminas por duas a três meses, concentrando-se no ácido fólico.

De fato: para mulheres sem histórico de problemas, na preparação para a gestação, recomenda-se a ingestão de ácido fólico através dos multivitamínicos – e nada mais. Neste caso, a dosagem de ácido fólico pode ser de 0,4 a 0,8 mg. Para se preparar para a gravidez, o ácido fólico antes da concepção deve ser tomado juntamente com o marido. Normalmente a duração é de dois meses. A eficácia do conselho é de 20%.

 

9) Alimentar meu marido com frutas secas e caviar, por 2 a 3 meses, para “amadurecer os espermatozoides”.

NA VERDADE: saboroso, mas não muito eficaz. Se houver uma violação real da espermatogênese, nem nozes nem algum outro poder poderão ajudar. A eficácia do conselho é de 5%.

 

10) Não ter um orgasmo durante a relação sexual, tendo em vista a concepção. Este é o seu significado: durante o orgasmo feminino, o colo do útero movimenta-se para o interior da vagina, o que aumenta o trajeto do esperma para o canal cervical. Após a excitação sem orgasmo, o colo é quase nivelado com a cúpula vaginal, onde fica o volume de sêmen ejaculado.

De fato: o efeito do orgasmo na fertilidade é quase nulo, mas perde-se o final do prazer na cama. Porém, siga esse conselho, é fácil. A eficácia do conselho é de 10%.

 

11) Os dias da concepção podem ser determinados pelo horário da temperatura corporal basal.

De fato: Claro, a determinação individual sendo mais precisa do que a média (veja a dica N 1). Mas, isso acontece mais frequentemente nesse dia e por isso está entre aqueles em que a atividade sexual do casal é máxima. A eficácia do conselho é de 40%.

12) Identificar os dias possíveis para concepção utilizando monitoramento via ultrassom. O estudo foi realizado várias vezes durante um ciclo para identificar o dia da ovulação (como um ciclo de 12 dias), e então o tamanho do folículo para confirmar a ruptura o mais tardar no segundo dia.

De fato: é o método de determinação ainda mais preciso da data da concepção. E é mais objetivo do que a medição da temperatura basal do corpo, estudo dos sintomas de secreção do muco, e até mesmo os testes de ovulação. Mas, em muitos casos, a infertilidade não está associada com a falta de ovulação. Ela tem outras causas e pode ser duradoura… A eficácia do conselho é de 60%.

A eficácia do conselho

O conceito de conselho é muito relativo – Esta é apenas uma medida de como o conselho geralmente atende o seu objetivo. Especialmente, não coloque esse desempenho negativo – e então você pode chegar a 100 por cento.

Experimente tudo o que parece lógico ou mágico – você sabe que o destino é muito peculiar. Mas a melhor coisa que você pode fazer para acelerar concepção é analisar, juntamente com seu marido, e descobrir o que impede a gravidez há muito aguardada.

Boa sorte e felicidade!