Clínica Geral

Eletrodoméstico pode afetar a audição

Por Redação Doutíssima 03/02/2014

audiçao

Quem nunca ficou irritado com o barulho do liquidificar, do aspirador de pó e, até mesmo, do secador de cabelo, ligado, muitas vezes, tarde da noite? Estes três itens são considerados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) extremamente barulhentos, capazes de prejudicar a audição das pessoas que convivem com esse som constantemente.

Os especialistas advertem que muito barulho dentro de casa ou no ambiente de trabalho pode contribuir para a perda gradativa de audição. O alerta, que já é feito por médicos e fonoaudiólogos, é agora uma preocupação dos órgãos públicos. A sociedade reclamou e o Inmetro reformulou o Selo Ruído para classificar o nível de som dos eletrodomésticos, além da segurança elétrica, pelo nível de emissão de ruído, conforme determina a Portaria nº 388/2013 publicada essa semana pelo instituto.

Com a medida, na hora da compra, basta o consumidor optar pelos modelos mais silenciosos, que estarão numa faixa de 1 a 5, a partir do menor para o maior ruído, no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).

“Isso é fundamental para tornar o consumidor mais consciente na hora de comprar um novo produto, levando em conta que o barulho faz muito mal à sua saúde”, ressaltou a fonoaudióloga Isabela Gomes, da Telex Soluções Auditivas. Os aparelhos terão que se adaptar a nova medida e, a partir de 20 de fevereiro de 2014, os três eletrodomésticos deverão ser fabricados ou importados somente de acordo com as novas regras. No entanto, para o comércio, o prazo se estende para regularizar até 20 de agosto de 2016.

Por falar em barulho de secadores, profissionais que trabalham em salões de beleza dizem se sentir mal com o barulho dos secadores de cabelo. “Eu sempre pensei em ter um secador silencioso. Trabalho há 16 anos como cabeleireira e sempre convivi com barulho no ambiente de trabalho. Somos cinco cabeleireiros no salão e tem vez que os cinco secadores estão ligados, além de TV ou aparelho de som e as clientes tendo que falar alto para que possamos escutá-las. Realmente, o barulho dos secadores incomoda e muito. Quanto mais potentes os secadores, mais barulhentos eles são”, salientou Eliane França, que trabalha num salão de beleza na Pituba.

Ela disse que às vezes fica com a cabeça doendo e com sensação de enjoos no final do expediente, principalmente, sexta e sábado, que são dias de maior pico no salão. “Esse barulho atrapalha a concentração, prejudica o sono. Com o tempo e, dependendo da suscetibilidade de cada pessoa, isso pode ocasionar em uma diminuição da audição”, explica a fonoaudióloga Isabela Gomes, ressaltando para as pessoas que suspeitam de perda da audição ou já tem dificuldades para ouvir, o ideal é consultar um médico otorrinolaringologista e obter as orientações necessárias.

Segundo a especialista, com o aumento da expectativa de vida, “temos que pensar em não só viver mais, mas em viver bem. A perda auditiva induzida por ruído é cumulativa. É lenta, progressiva e ocorre ao longo dos anos. Por isso, é importante estar sempre atento para moderar o volume dos aparelhos dentro de casa ou ambiente de trabalho, já que, nas ruas, o convívio com o barulho cotidiano é difícil de evitar”, concluiu Isabela.

O responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, Marcos Borges, informou em nota que o Inmetro recebe diversas queixas de consumidores, que reclamam do barulho desses aparelhos, relatando que são obrigados a fechar portas e janelas toda vez que usam o liquidificador ou o aspirador de pó, por causa do incômodo do barulho. “Com a portaria, esperamos que os produtos barulhentos sejam melhorados ou eliminados do mercado”, avalia.