Filhos

Estimular a inteligência do seu bebê: saiba como deixar seu filho mais inteligente

Por Redação Doutíssima 03/02/2014

bebêMuitas pessoas pensam que bebês pequenos ainda não são capazes de aprender, e não necessitam de nenhum estímulo ou aprendizado além de andar ou falar “mamãe” e “papai”. Porém, estudos científicos mostram que estímulos recreativos são essenciais para o desenvolvimento do bebê. É através destes estímulos que você estará ajudando a formar, desde cedo, o caráter, personalidade, habilidades e gostos do seu filho. Se a criança se desenvolve num lar cheio de carinho e amor, onde atividades familiares sejam realizadas desde seu nascimento, ela terá muito mais chances de se tornar um adulto sadio e feliz. O bebê é estimulado desde o momento em que se encontra dentro da barriga de sua mamãe. Depois do nascimento, algumas atividades ajudam a estimular sua inteligência, aumentar sua coordenação motora, desenvolver a fala e emoções. Conheça algumas atividades que ajudarão estimular a inteligência do seu filho desde cedo:

1) Cheiros e comidas: Os aromas são uma excelente maneira de incentivar as descobertas do bebê. Você pode realizar este estímulo através do uso de loções para bebês no banho, por exemplo, ou com outros aromas gostosos. Quando seu bebê estiver comendo, brinque com ele fazendo aviõezinhos, fazendo brincadeiras e realizando gestos alegres. Isto pode permitir, igualmente, a aumentar o apetite da criança.

2) Livros: Ler para o bebê é sempre importante, não importando a sua idade. Conte historinhas para ele antes de dormir ou na hora do banho, o que fará o bebê prestar atenção e olhar para você, tentando entender suas expressões faciais, despertando sua curiosidade e muitas vezes proporcionando alegria e risadas graça a esses estímulos.

3) Música: Para estimular a audição de seu filho, vale tudo: cante, faça barulhinhos, assobie, toque um instrumento musical, faça sons com a boca ou com as palmas das mãos… Para ajudá-lo a assimilar os sons da natureza, produza também sons de animais, dizendo qual animal produz cada som.

4) Cores: Com a ajuda de bichinhos de pelúcia, brinquedos, e objetos coloridos – deixando seu bebê tocar e experimentar com as mãozinhas cada um deles – você vai tornar seu bebê atento às cores vibrantes e chamativas. Mostre cada um dos objetos, pronunciando seus nomes ao mesmo tempo. Este é um exercício excelente também para que você possa avaliar a atenção do bebê, verificar se sua visão e audição estão perfeitas, se ele responde rapidamente aos estímulos motores ou se demora para acompanhar as atividades realizadas. Se você notar qualquer lentidão extrema, consulte seu médico.

5) Movimentos e contatos de pele: Faça carinhos delicados nos bracinhos e perninhas do seu bebê, assim como pequenas e delicadas massagens, beijinhos, caricias, colinhos… estes movimentos, além de serem uma demonstração de amor e afeto, ensinam à criança a apreciar a beleza de cada toque e carinho. Assim, além de exercitar os músculos do seu bebê, você passará momentos únicos e mágicos com ele.