Primeiros Socorros

O que fazer em caso de alergia à picada de inseto

Por Redação Doutíssima 03/02/2014

abelhapicada

Quem já foi picado por uma abelha, sabe o quanto pode ser dolorosa e incômoda a irritação causada por um ferrão. Para alguns uma picada de inseto pode representar mais do que um desconforto, ela pode causar uma alergia com risco de morte.

A picada de inseto pode causar vermelhidão, inchaço e feridas na região. Ao receber uma picada, a pele fica imediatamente irritada e a primeira reação que temos normalmente é coçar o local. Não é recomendado fazer isso para não transformar a picada em ferida. Algumas medidas a tomar no caso de alergia à picada de mosquito são fazer compressas para aliviar a coceira e fazer uso de pomadas anti-alérgicas ou tomar anti-histamínicos com a recomendação de um dermatologista. Saiba como reagir em caso de alergia à picadas de insetos :

Abelha

A picada de abelha causa dor, inchaço, vermelhidão e coceira devido ao ferrão que ela deixa na nossa pele. É muito importante não tentar retirar o ferrão com uma pinça, pois, você pode pressionar a pele e liberar ainda mais veneno. A maneira correta de remover o ferrão é através da raspagem. Você pode raspar a região afetada com a unha até retirar o ferrão.
Um outra opção é usar algo como um cartão de plástico para raspar o local e extrair o ferrão, depois que ele for removido, coloque gelo sobre a área para diminuir o inchaço e aplique um analgésico para a dor.

Atenção: Caso você apresente sintomas como coceira pelo corpo, tonturas, dor de cabeça e dificuldade de respirar, dirija-se imediatamente ao hospital mais próximo.

Pernilongo

A picada de pernilongo causa dor e coceira. É importante lavar o local com água e sabão para evitar infecções. Aplique uma pomada prescrita pelo seu médico para aliviar a dor.

Vespas ou maribondos

Os sintomas da picada de marimbondo são semelhantes aos da abelha, a diferença é que o marimbondo não deixa o ferrão na região da picada. Assim como em caso da picada de abelha, pode ser aplicado um analgésico para aliviar a dor.

inseto

Como evitar picadas de insetos

Melhor do que tratar picadas de insetos, é preveni-las. Para isso, você pode tomar algumas medidas simples como:

– Usar roupas protetoras como camisa de manga comprida e calças e sapatos fechados;

– Protejer seu bebê contra insetos colocando um mosqueteiro em volta do berço;

– Evitar o uso de perfumes e cremes adocicados, pois, eles atraem os insetos;

– Usar telas protetoras nas janelas

– Quando for viajar, usar repelentes para o corpo e cabelos

O que fazer em caso de alergias

– É muito importante identificar o inseto causador da picada, se for possível, leve-o com você quando for ao hospital.

– Caso apareçam bolhas na região da picada, não as fure, ao invés disso, lave-as com água e sabão para evitar infecções

– Compressas de água fria e gelo ajudam a diminuir o inchaço

– Procure um médico, pois, ele vai indicar algum creme ou analgésico para o tratamento da picada