Medicamentos

Saiba mais sobre a Niacina

Por Redação Doutíssima 03/02/2014

Homem de coracao-aquecido-1-re-2011Para que serve este medicamento?

A Niacina, também chamada de ácido nicotínico, é uma forma de vitamina B deve ser
tomada para reduzir o colesterol.

 

Como funciona o medicamento?

O medicamento age diminuindo a produção do colesterol LDL (o colesterol “mau”) pelo fígado. Ele também ajuda a aumentar a taxa do colesterol HDL (o colesterol “bom).

 

Como tomar este medicamento?

A Niacina deve ser tomada junto com alimentos. Ela pode produzir efeitos colaterais, tais como sensação de vermelhidão, de ardor, coceiras e calorões, mas estes efeitos costumam desaparecer após duas a seis semanas de utilização. Por este motivo, é provável que o seu médico prescreva uma dose bem baixa para começar e, em seguida, pode ser que ele aumente a quantidade do medicamento. Porém, se você parar de tomar a Niacina por um tempo, certifique-se de, quando desejar recomeçar, tomar a dose inicial afim de evitar os calorões intensos e os outros efeitos secundários do medicamento. Alguns médicos recomendam até mesmo que o paciente tome um AAS de 225 mg (ácido acetilsalicílico) de 30 a 60 minutos antes da dose de Niacina afim de reduzir os sintomas*.

 

E se eu estiver tomando outros medicamentos?

Informe sempre ao seu médico de você toma outros medicamentos, sejam eles prescritos ou não, em venda livre ou medicamentos naturais (vitaminas e minerais, remédios à base de plantas, homeopáticos e remédios da medicina tradicional, assim como os remédios tradicionais chineses, probióticos e outros produtos, como aminoácidos e ácidos graxos essenciais).

 

O que devo dizer ao meu médico?

Informe ao seu médico se você tem problemas de fígado, de vesícula biliar ou gota. Se você for diabético, a Niacina pode interferir no controle de glicose no sangue.

 

Quais são os efeitos colaterais mais comuns?

Entre os efeitos colaterais mais comuns, encontramos os calorões intensos (vermelhidão, sensação de coceira ou ardor no corpo todo), a pele seca ou erupções cutâneas, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça. A maioria desses efeitos desaparecem depois de no máximo seis semanas do uso do medicamento. Contudo, mantenha seu médico informado sobre os possíveis efeitos que você venha a sentir.

 

Modificações do estilo de vida

Uma alimentação saudável e pobre em lipídios, especialmente em gorduras saturadas e em gordura trans é essencial para o tratamento com a Niacina. Parar de fumar, reduzir o consumo de álcool, fazer uma atividade física e reduzir os níveis de estresse são também algumas medidas importantes para diminuir os riscos de doenças do coração. Consulte o seu médico para aprender a ter um estilo de vida mais saudável.

 

 

*Consulte sempre o seu médico ou o seu farmacêutico antes de decidir tomar um medicamento.