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Motivação

5 Dicas para manter uma boa memória

Por Redação Doutíssima 04/02/2014

o-IMAGINATION-570As perdas de memória podem ocorrer em qualquer idade, e isso pode afetar tanto o seu trabalho, quanto a sua vida pessoal. As astúcias ensinadas na escola para que os alunos memorizem as atividades e potencializem o aprendizado podem também nos serem úteis fora da escola, quando adultos. Há uma série de ferramentas simples e práticas que nos ajudam a lembrar os nomes das pessoas, ou parar de esquecer onde estacionamos o carro e onde foi que deixamos as chaves. E, para ajudar, nós separamos uma listinha com 5 dicas para manter uma boa memória! Confira!

 

Visualize

Você precisa memorizar uma lista de termos ou nomes? Você vai se lembrar melhor se as palavras forem associadas a uma imagem, principalmente se você tem uma memória visual (como cerca de 65% da população). Por exemplo, se você tem um compromisso às 4 horas da tarde, tente lembrar do seu quarteto preferido (The Beatles?). Se você tem problema em ter certeza se o compromisso era às 10 horas ou às 10 e 30, associe o trinta ao seu bolo de aniversário de 30 anos. Isso pode parecer bobagem, mas você vai agradecer quando não esquecer mais os horários dos seus compromissos.

 

Tente um jogo de reflexão

Os jogos que estimulam o cérebro, como o Sudoku ou as palavras cruzadas, podem se revelar muito úteis. Há também o Lumosity, um conjunto de exercícios no computador ou smartphone criado por uma equipe de neurocientistas que melhora a memória de 97% dos utilizadores em somente 10 horas de jogo. Os estudos devem determinar precisamente como estes jogos melhoram a memória, mas há boas razões para se pensar que estes jogos são eficazes. Um novo estudo feito com pessoas de mais de 60 anos mostra que jogar um jogo de video game destinado a estimular a memória, aumenta a capacidade dessas pessoas em executar várias atividades ao mesmo tempo.

 

Tire uma soneca

Esta é uma boa desculpa para colocar o seu trabalho de lado durante uma hora. Tirar um cochilo pode melhorar o aprendizado e a memória. Especialistas do sono da NASA constaram que tirar uma soneca melhora significativamente a memória de trabalho, e um estudo feito em 2008 utilizou a ressonância magnética para mostrar que a atividade do cérebro é mais importante ao longo do dia para as pessoas que fazem uma pausa de tarde para dormir.

 

o-BRAIN-GAMES-570Etiquete tudo, mesmo as pessoas

Franklin Roosevelt era conhecido por sua boa memória e nos faria ter vergonha: ele era capaz de se lembrar do nome de qualquer pessoa, mesmo que ele só tenha visto a pessoa uma vez, muitos meses antes, sem dificuldade aparente. Seu segredo? Roosevelt se lembrava dos nomes de todos os membros da sua equipe e de todas as pessoas que ele encontrava apenas visualizando o nome delas escrito nas suas testas, depois de se apresentar. Esta técnica é ainda mais eficaz quando você imagina que o nome está escrito na sua cor preferida.

 

Consuma Ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3, que encontramos em alimentos como salmão, atum, ostras, sementes de abóbora, couve, nozes e muitos outros, ou que tomamos como suplemento alimentar, fazem parte dos nutrientes mais benéficos para o cérebro. Um estudo da Universidade de Pittsburgo realizado em 2012, mostra que o consumo de ômega-3 aumenta a memória de trabalho. Consumir produtos ricos em gorduras saudáveis pode também reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Columbia em 2012.


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