Primeiros Socorros

Como agir em caso de ingestão abusiva de medicamentos

Por Redação Doutíssima 04/02/2014

A intoxicação pode ser causada pela ingestão de toxinas e substâncias venenosas não especificadas, em pequenas ou grandes quantidades. Estas substâncias e toxinas podem ser consumidas pelo ser humano através de tintas, produtos de limpeza ou até mesmo de medicamentos. Em todos os casos, elas podem ser introduzidas de maneira absortiva, aspirada, injetada ou engolida, podendo levar a vítima à morte em casos mais graves.

A intoxicação causada pela ingestão abusiva de medicamentos é muito comum, e é por este motivo que todos nós devemos prestar sempre muita atenção à presença de seus sintomas e saber como realizar os primeiros socorros. Saiba mais:

Como acontece

As vítimas mais comuns da intoxicação medicamentosa são as crianças, pois na maioria dos casos elas se sentem atraídas pelos comprimidos coloridos que chamam sua atenção. Além disso, crianças pequenas tem o hábito de levar a maioria dos objetos à boca. Quando a intoxicação ocorre no caso de um adulto, ela pode ter ocorrido por engano ou por tentativa de suicídio.

medicamentos

Sintomas

Vômitos, dores abdominais intensas, dificuldade para respirar, suor excessivo, perda da consciência e diarreia são os sintomas mais frequentes. Em certos casos pode haver queimaduras em volta da boca, na língua ou no tubo digestivo da vitima – como acontece no caso da ingestão de soda cáustica.

Primeiros socorros

O socorro deve ser realizado imediatamente. É de extrema importância não provocar o vômito caso o indivíduo esteja desacordado. Não dê nada para beber à vitima. Caso sua boca ou língua apresentarem queimaduras, passe água ou leite frio. Preste atenção à respiração da vitima e leve-a imediatamente ao hospital, e se possível, leve também a embalagem do medicamento ingerido e uma amostra do vômito.

É de extrema importância realizar imediatamente os primeiros socorros à vítima, e logo em seguida levá-la ao hospital para que uma avaliação médica seja realizada.

Saiba como prevenir outros tipos de intoxicação:

  • Mantenha medicamentos, produtos de limpeza e cosméticos fora do alcance das crianças, em armários trancados com chave
  • Nunca se automedique
  • Sempre siga as instruções do seu médico
  • Leia a bula com atenção
  • Jogue fora todo medicamento vencido
  • Siga rigorosamente as dosagens de cada medicamento
  • Não guarde produtos de limpeza fora do recipiente original

Importante: Nunca provoque o vômito caso o envenenamento tenha sido por: ácido, veneno que cause queimaduras, soda cáustica, alvejantes, tira-ferrugem, água com cal, amônia, desodorante e produtos derivados de petróleo (querosene, gasolina, fluido de isqueiro, benzina, lustra-móveis).