Gestante

A idade: um fator determinante para conceber

Por Redação Doutíssima 04/02/2014

O relógio biológico está em curso. Você ainda não encontrou o seu príncipe encantado, mas o seu desejo de ser mãe começa a manifestar-se com toda a força. Embora muitos casais tenham recorrido a técnicas cada vez mais sofisticadas para conceber seus filhos, a idade continua sendo um obstáculo muito grande. Entenda mais sobre esse assunto.

gravidez-35anos-630

 

Ter um filho, mas quando eu quiser!
Com o acesso generalizado à contracepção, atualmente 8 em cada 10 crianças são planejadas. Ainda assim, as mulheres que se tornaram as donas de sua fertilidade deve estar ciente de que engravidar não é algo que acontece automaticamente. Os casais devem entender que a fertilidade natural nos seres humanos não é extraordinária e que, portanto, é preciso dedicar seis meses, um ano ou mesmo dois para conceber um filho não é necessariamente uma patologia. Além disso, o casal tem que lutar e fazer o melhor contra o estresse e a ansiedade que pode se instalar facilmente e minar a relação.

 

Problemas de fertilidade

A infertilidade afeta 1 em cada 7 casais e 1 em cada 10 busca um tratamento. Neste caso, abrir mão de conceber uma criança naturalmente é um grande golpe para o casal. Não se trata apenas de ser incapaz de engravidar como todo mundo pode sem dificuldade, é muito difícil para o casal ter que se submeter a exames médico e contar com o auxílio da ciência para algo que queríamos que fosse exclusivamente o resultado do amor de um casal. De repente você tem toda uma equipe médica controlando tudo.  A mecânica para conceber, tendo relações sexuais no momento certo da ovulação, observando exames pós-coito, etc, são coisas delicadas para um casal. Em três quartos dos casos, uma consulta pode identificar as causas da infertilidade. Para as mulheres, é mesmo possível recorrer a certos elementos de prevenção à infertilidade.

 

A Importância da idade

Entre as causas da infertilidade, há um que é inevitável: a idade. Enquanto as estrelas de cinema se vangloriam da sua maternidade tardia em revistas, não se esqueça que é mais difícil engravidar depois dos 35 anos. Está claro que o fator idade é fundamental, porque, apesar de todos os avanços da ciência, hoje, não existe realmente nenhum tratamento para o envelhecimento ovariano. Ou seja, o tempo avança e os óvulos vão diminuindo. A idade continua sendo um obstáculo que não sabe como tratar. Quando os médicos dizem “idade”, se trata também da idade média dos ovários. Infelizmente, também há mulheres que têm ovários “pobres” antes dos 40 anos.