Especialidades

Saiba quais as causas das varizes

Por Redação Doutíssima 04/02/2014

img09

Um problema comum entre as mulheres, as varizes das pernas e pés, atingem 70% das pessoas com até 70 anos. Além de prejuízos estéticos, elas podem causar dor, desconforto, inchaço e demandar cirurgia. Varizes são aquelas veias que se dilatam e deixam de ser retas, ficando tortas e saltadas na pele. Segundo o secretário-geral da Sociedade Brasileira de Angeologia e de Cirurgia Vascular, medico angiologista Celso Bregalda Neves, “varizes são veias que nós vemos”.

O principal fator é a predisposição familiar, ou seja, a doença é passada de geração em geração, caso pais, avós e tios apresentem os mesmo sintomas. Em seguida, as mulheres são as mais prejudicadas. Segundo o médico Celso Bregalda, são registrados entre 2,5 e 3 casos de mulher com varizes para cada homem com a doença. O motivo são os hormônios femininos que diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos. Por isso, reposição hormonal e métodos anticoncepcionais podem ajudar com que as varizes apareçam antes da hora. Pela mesma razão, durante a gravidez, as chances também crescem e, aumentam a cada nova gestação.

A idade é outro fator de risco. Varizes não são nada comuns em bebês e normalmente começam a aparecer na puberdade, quando os homens esticam no tamanho e, as mulheres, recebem maior carga de hormônio. Além disso, o colágeno das veias começa a diminuir com a idade, por isso elas tendem a dilatar mais facilmente. Além destes fatores naturais, hábitos incorretos também são grandes motivos. Ficar muito tempo na mesma posição, seja em pé ou sentado, prejudica a circulação do sanguenos membros inferiores. Além da obesidade e sedentarismo, a longo prazo, pessoas com intestino preguiçoso, que por vários anos, fazem força para evacuar acabam pressionando as veias nas pernas, aumentando as chances das varizes aparecerem.

Carga genética

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, mais de 20 milhões de pessoas sofrem com  essas veias dilatadas e tortuosas das pernas, pés e coxas. Segundo o  angiologista  Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular  periférica e tratamento a laser, as varizes são hereditárias, ou seja, a carga genética de cada pessoa é a causa determinante. Filhos de pessoas com varizes têm maior probabilidade de desenvolver a doença ao longo da vida. “O excesso de peso, o sedentarismo, a gravidez e o fato de manter-se em pé ou sentado durante longos períodos de tempo podem acelerar ou agravar as varizes”, diz.

São inúmeros os fatores que podem agravar a situação das varizes: tendência genética, sedentarismo, gravidez, problemas sanguíneos ou circulação. Mesmo que se faça uma prevenção, o estado das veias varicosas pode acelerar com o tempo, principalmente com o calor e interferir na estética e saúde da mulher. “O diagnóstico exige avaliação médica e exames complementares como transiluminação, ecodopler e, em alguns casos, tomografia e ressonância magnética”, diz o médico.