Nutrição

7 dicas para evitar a perda de nutrientes dos alimentos

Por Redação Doutíssima 05/02/2014

Muitas vezes nós nos preocupamos que a alimentação seja variada e equilibrada, mas nos esquecem de manusear alimentos da maneira ideal e cozinhar sem perda de nutrientes. Esse hábito é essencial para nos fornecer nutrientes e nos dar saúde. Confira como conseguir cozinhar evitando a perda dos alimentos.

CAROTENO

1. Não corte nem pique os alimentos: Por esses cortes ocorrem até 25% de perda de nutrientes e minerais que os alimentos contém e que vão parar a água de cozimento. Para evitar isso, é preferível que você cozinhe o alimento inteiro e o corte uma vez que esteja no prato (ou reutilize a água para fazer caldo de legumes). Sobre a mesma questão, evite mesmo descascar os alimentos. Lave-os bem para remover eventuais impurezas ou resíduos de pesticidas e agrotóxicos que ficam sobre a casca e cozinhe.

geladeira32. Atenção ao tempo que ficam na geladeira: Frutas e vegetais perdem muito de sua vitamina C no terceiro ou quarto dia de armazenamento, ainda que armazenados em boas condições. O melhor é comprá-los e prepará-los para comê-los em seguida, mas se você prefere antecipar também vale comprar, cozinhar e congelá-los  em seguida, de modo a manter a abundância de nutrientes.

 

3. Use facas de plástico: São mais adequados para o tratamento de frutas e legumes, porque este tipo de material não enferruja e não oxidam as vitaminas do alimento, o que ocorre mesmo com o uso de facas de aço inoxidável. As facas de cerâmica também são adequadas, mas requerem mais cuidado porque eles podem se quebrar com uma pequena colisão.

 

4. Se você fritar ” perde ” menos: Basta ter um vegetal ou legumes em uma tigela com água quente de calor está sendo destruído quase 50% de sua vitamina C (que é a vitamina mais sensível ao calor). Essa perda é reduzida para 30% quando frito, mas tenha em mente que isso acrescenta muito mais calorias. Portanto, a melhor opção pode ser cozido em pouca água.

 

Equipamentos de cozimento a vapor preservam os nutrientes dos alimentos5. E melhor do ferver é cozinhar à vapor: Como o alimento não fica em contacto com a água, não há grande perda de nutrientes e eles permanecem quase intactos, são apenas parcialmente reduzidos pelo efeito do calor.

 

6. Adicione limão ou vinagre à água: Se você se acostumar a realizar esse gesto simples quando ferver alimentos, estará reduzindo a perda de nutrientes. Adicionando limão ou vinagre você criar um ambiente mais ácido (pH da água fica em torno de 7, que é neutro). Acidificar a água é desejável em locais onde a água é mais alcalina, com um pH superior a 8.

 

7. Sempre que possível, use panela de pressão: Apesar de atingir uma alta temperatura, o ponto positivo é cozinhar os alimentos muito rapidamente, de modo que a deterioração é mínima. Estima-se que a panela de pressão apenas destrói 12% do cálcio, 20% do grupo da vitamina B, 27% de vitamina C e 11% de carotenoides de produtos cozidos. Quando o alimento é cozido em muita água, no entanto, essas perdas são de 22%, 49%, 47% e 21%, respectivamente.