Filhos

Como entender os adolescentes

Por Redação Doutíssima 05/02/2014

entender os adolescentesPara muita gente é difícil entender os adolescentes! A adolescência é a fase em que os primeiros sinais de maturação sexual se manifestam, e dura até o momento em que a maturidade física, mental e emocional é alcançado. As mudanças sofridas pelas meninas nessa faixa etária são altamente dependentes de fatores sociais, da educação recebida e do ambiente emocional em que viveram durante a infância. Por exemplo, adolescentes que estiveram na sua infância privação emocional e testemunharam situações violentas, comportar-se de maneira conflituosa em seus relacionamentos posteriores, ao passo que aqueles que viveram uma infância caracterizada pela moderação, respeito, confiança e afetividade tendem a ser mais sociáveis.

 

Afinal, como entender os adolescentes?

A adolescência é um período de transformação no qual se deve confirmar a identidade. Também acontece uma série de mudanças físicas, psicológica e sociais que afetam muito as meninas. O sentimento predominante é de estranheza, uma vez que as mudanças geram dúvidas e medos que afetam o comportamento e as atitudes dos adolescentes. Muitas vezes, os adolescentes se sente tristes, chateados ou com raiva. A compreensão dessas atitudes é necessária para ajudá-los e compartilhar com eles seus diferentes humores.

Para entender os adolescentes, é preciso saber que nesse momento eles precisam tomar decisões sozinhos para se sentir independente. Contudo, ao mesmo tempo eles querem sentir a segurança e proteção de serem crianças.

Podem ocorrer episódios de conflitos, que são perfeitamente normais posto que os adolescente estão num processo de desenvolvimento do indivíduo. Não é de estranhar que este processo de mudança que gera medo e dúvida também nos pais e nos adultos em torno do adolescente.

 

entender os adolescentesConstruindo a própria identidade

O adolescente se esforça para construir uma nova realidade psíquica e construir novas relações e laços com o mundo exterior. Para você entender o adolescente, pense que ele se confronta com a sociedade, com os membros de família e a si mesmo. Para isso, o adolescente tem de superar suas inseguranças , tomar decisões e buscar seu projeto de vida.

A identidade não é uma posse, mas um processo dinâmico que é experimentado através de laços sociais e relações interpessoais. Durante esta fase, a criança se identifica com diferentes modelos pré-definidos ou alternativos, experimenta e testa tudo para então formar seu próprio conceito. Alguns fatores os estimulam e outros fatores, no entanto, dificultam a construir sua identidade. Neste sentido, a adolescência é uma idade crítica: é uma fase da vida em que tudo é feito.

 

A aceitação de si mesmo

Por um lado, o adolescente precisa escapar do controle dos adultos, por outro, é preciso aceitar a si mesma para enfrentar o mundo em que vive. Em busca de si mesmo, o adolescente cria sua identidade. Portanto, é importante que ele se relaciona com pessoas de fora da família. A aceitação e a rebelião desempenham um papel muito importante neste processo. A necessidade de diferenciar ou quebrar as regras predefinidas se relaciona com a necessidade de aceitação dos outros. A aceitação própria significa o adolescente se sente dono do próprio corpo e está pronto a assumir suas ações, e também as conseqüências. Este processo é o início de um processo que visa a emancipação. Entender um adolescente pode não ser fácil, mas é um gesto de amor apoiá-lo para passar bem por essa fase as vezes tão complicada.