Medicamentos

Ganhar massa muscular : Saiba mais sobre os riscos dos remédios para ganhar massa muscular

Por Redação Doutíssima 05/02/2014

Os suplementos alimentares podem oferecer riscos graves à saúde, mesmo que sejam apresentados ao consumidor como um produto inofensivo, que fornece energia extra, emagrecimento em um curto período de tempo, e músculos mais fortes.

Riscos dos remédios para ganhar massa muscular

Entre os mais novos suplementos alimentares propagandeados nas academias de musculação, estão o Jack3d , o Oxyelite Pro e suplementos similares a estes.

“Esses ditos suplementos são absolutamente inúteis, não têm benefício nenhum. Muitas substâncias contidas são contraindicadas e podem fazer mal à saúde. Não existe nenhum remédio que queime gordura. E os tais energéticos são à base de cafeína, no máximo tiram o sono”, afirma Nabil Ghorayeb, cardiologista e médico do esporte do Hospital do Coração (HCor).

“Muitos estimulantes são primos da anfetamina e podem ter efeitos colaterais perigosos. É como se fosse uma injeção ruim de adrenalina”, explica Nabil. O médico alerta que estes estimulantes podem ser a gota d’água para complicações sérias do coração, como paradas cardíacas. “Existem vários casos de jovens, abaixo dos 20 anos, que dão entrada em hospitais com problemas no coração pelo uso dessas substâncias”, completa.

Luis Fernando Leite de Barros, fisiologista do esporte do HCor, confirma: “Existem pesquisas mostrando que 20% desses suplementos contêm elementos que não estão apontados no rótulo. Pode ser um hormônio, por exemplo. Você toma e não sabe o que está ingerindo”. Certas substâncias que não são informadas podem sobrecarregar o rim e o fígado, gerando complicações sérias como insuficiência renal.

2

Além de tudo, no Brasil, a venda desses suplementos é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O cardiologista Nabil Ghorayeb defende: “Já devia soar o alerta só de saber que é vendido clandestinamente no País. Aqui, esses produtos são frutos de contrabando. Nos EUA, o controle é diferente, a indicação é diferente. Lá, se algo dá errado, a empresa é responsabilizada, o produto é suspenso, e as pessoas podem ir para a cadeia por isso. Aqui isso não acontece”.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns dos suplementos para ganhar massa muscular são vertigem, desmaios, sudorese, palidez, tontura, náuseas e até pressão alta.

O administrador de empresas Bruno, de 27 anos, começou a tomar um suplemento para aumentar a massa muscular, seguindo a indicação de um amigo. Apos um mês de ingestão do suplemento, ele afirma estar mais disposto, e que seus músculos cresceram rapidamente. Contudo, ele reclama dos efeitos colaterais. “Eu acordo cedo todo dia, saio do trabalho e vou direto para a academia. É cansativo. Percebi que tenho mais disposição para encarar o treino e que tenho tido uma resposta mais imediata do meu corpo, mas estou suando muito e fico um pouco zonzo de vez em quando”, diz Bruno. “É uma ajuda para conquistar o corpo que eu quero. Quando estiver mais definido, eu pretendo parar aos poucos”, explica. O amigo de bruno, que indicou o produto a ele, toma o suplemento há sete meses, gerando uma falsa sensação de tranquilidade. “Ele toma faz tempo, não parou porque não quis. E nunca teve nada, só uns tremores e um pouco de enjoo, mas nada que não seja contornável”, acrescenta Bruno.

11

Dependência

Além dos efeitos colaterais acima citados, os suplementos apresentam um último, igualmente perigoso: o vício. Especialistas confirmam estes suplementos raramente provocam uma dependência química, porém, a dependência acontece no fator psicológico. “A pessoa começa a usar e acha que precisa de doses cada vez maiores para obter o efeito desejado, o que aumenta o risco de morte súbita”, expõe Mauro Dinato, médico do esporte e especialista em ortopedia.

A alimentação é suficiente

Quando se trata de defender a ideia de que uma dieta apropriada tem o mesmo efeito que os medicamentos para aumentar a massa muscular – porém, sem os pontos negativos e efeitos colaterais, os especialistas são unânimes. Eles afirmam que dietas específicas podem auxiliar na busca por músculos definidos, pela perda de peso e até mesmo para ter mais energia durante os treinos.

dieta-para-ganhar-massa-muscular1

“Suplementação só é indicada para atletas de alta performance, esportistas de nível olímpico eventualmente precisam repor vitaminas. No entanto, para quem se exercita na academia, uma consulta com um bom nutricionista traz o mesmo resultado e sem riscos”, propõe Ghorayeb.

Mauro Dinato bate na tecla da importância de um acompanhamento profissional para intensificar o treino ou obter mais energia: “Não vá atrás de conversas de amigos, para qualquer alteração no corpo é preciso passar por uma série de avaliações clínicas para ver qual a condição de saúde da pessoa”.