Nutrição

Dieta sem carboidratos é um risco

Por Redação Doutíssima 06/02/2014

dieta_engorda1_510110143426843

A contadora Ana Lícia Liberato, 36 anos, pesava 113 quilos e depois de tentar vários tipos de dietas, recorreu a um método mais rígido que retira todo o carboidrato da alimentação e conseguiu perder 40 quilos em quatro meses. “Ainda preciso perder oito quilos para ficar com 65. Tenho um metro e sessenta de altura e passei toda a minha vida gorda. Hoje, já estou usando calça 42, antes, só podia usar vestidos, pois não encontrava roupas jeans para o meu tamanho”.

Lícia também ressaltou que a dieta é muito rigorosa, mas foi àúnica que surtiu efeito, pois conseguiu emagrecer muito, em pouco tempo. “Eu estou me sentido viva. Por onde ando, percebo o olhar das pessoas e os votos de confiança e motivação que tenho para continuar mantendo e evitar engordar de novo. O ritmo agora da dieta está mais devagar, pois já consegui um bom resultado. Só quero emagrecer mais um pouquinho para ficar com crédito. É bom olhar no espelho e sentir bonita. É muito melhor ainda, olhar aquela roupa da vitrine de uma loja e experimentar e ver que também posso ter aquele corpo”, brincou Lícia.

Porém, o método recorrido por Ana Lícia para emagrecer, não é aconselhado pelos especialistas, uma vez que, a eliminação de carboidratos vem sendo cada vez mais adotadas por quem deseja perder alguns quilinhos com rapidez. Mas engana-se quem pensa que essa é a melhor solução para emagrecer. Com a ausência do carboidrato, o corpo utiliza as proteínas como fontes de energia e um pequeno percentual de gordura, o que pode aumentar o risco da pessoa desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes, além de promover vários efeitos colaterais como mau hálito, tontura, cansaço, fraqueza, perda na memória, e, quando a dieta é longa, perda de massa magra de forma considerável.

Segundo o médico dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo, uma dieta sem carboidratos, somente com proteínas, pode favorecer a perda rápida de peso enganoso, pois diminuindo o percentual de massa magra (músculo), pesa-se menos, porém não significa ter perdido gordura adequadamente e, em longo prazo, as pessoas voltam ao peso anterior ou até acima. “Os carboidratos são indispensáveis para manter a saúde, pois são fontes importantes de energia. Ninguém aguenta comer somente proteína e gordura por muito tempo”.

 Além disso, conforme o médico, a pessoa perde massa muscular e ganha flacidez e aumenta o percentual de gordura corporal. “Costumo dizer que é comum termos magros “gordos”, explica. Uma dieta ruim pode causar problemas de pele, capilar, estomacais e até intestinais. No caso da dieta sem carboidratos, para produzir energia necessária para o dia a dia o organismo utiliza a reserva de glicose armazenada no fígado e nos músculos e, depois, a gordura do corpo.

“Após o organismo utilizar a gordura do corpo para obter energia, substâncias são liberadas na corrente sanguínea, que exigem maior ingestão de líquidos para serem eliminadas pelos rins. O fígado começa a trabalhar mais por sentir falta de glicose. Todo esse processo induz a perda de peso rápida, o que não tem haver com percentual de gordura, e a pessoa também pode se sentir fraca, com raciocínio lento e mau humorada  por não ter energia adequada”, esclarece o especialista.

Quem sonha em perder alguns quilinhos e ficar com o corpo em forma deve ficar atento à alimentação: não adianta apenas cortar carboidratos do prato. A fórmula pode até emagrecer, mas a falta de proteínas boas e carboidratos na dieta podem roubar os músculos do corpo. “As proteínas e carboidratos são necessárias para o funcionamento correto do corpo. As principais fontes de proteínas em alimentos são carnes, ovos, laticínios e leguminosas. Enquanto os carboidratos são pão, feijão, lentinha, farinha e arroz, por exemplo. Caso esses alimentos sejam restringidos na alimentação, o corpo não terá energia suficiente. Quem deseja emagrecer corretamente e de forma saudável, deve procurar um especialista para indicar a melhor dieta a ser seguida”, afirmou o médico.

Para emagrecer é preciso se alimentar bem. O prato de todas as refeições deve ter carboidratos, proteínas, verduras e legumes. “Esses alimentos compõem pratos coloridos e apetitosos, além de suprir as necessidades que o corpo precisa de carboidratos, proteínas magras e vitaminas”, destacou Macedo.

Carboidratos
Pão integral, quatro colheres de sopa de arroz e macarrão, de preferência também integrais.

Por que eles são importantes?
Produzem energia e funcionam como motor do corpo. São responsáveis por nossa disposição para o trabalho, estudo e lazer.

Proteínas
Leite (dê preferência ao desnatado), carne assada ou grelhada e ovo cozido.

Por que elas são importantes?
São alimentos essenciais para o crescimento e reparação, funcionamento e estrutura de todas as células vivas. Além disso, ajudam no crescimento do músculo.

Legumes
Cenoura ralada, beterraba crua ralada e brócolis cozido.

Por que eles são importantes?
Ricos em minerais e vitaminas. O cálcio, por exemplo, ajuda na formação dos ossos. Já a vitamina A é importante para o bom funcionamento da visão e boa qualidade da pele.

Verdura
Alface, tomate e acelga.

Por que eles são importantes?
Ajudam no funcionamento do intestino e reduzem a absorção do colesterol e glicose no organismo.