Esporte

Laís Souza e Schumacher: saiba como se prevenir dos perigos do esqui

Por Redação Doutíssima 06/02/2014

Recentemente, duas tragédias do mundo dos esportes abalou todo mundo: a lesão da ex-ginasta Laís Souza e do ex-piloto de Fórmula 1, Michael Schumacher durante a prática do esqui. Durante estas duas semanas, pessoas do mundo inteiro se comoveram com a história e torcem pela melhora dos dois esportistas.

O caso de Laís Souza

Laís Souza

A ginasta brasileira Laís Souza  mudou de modalidade há pouco tempo logo após sua aposentadoria da ginástica, foi competir no esqui. Ela estava realizando treinamentos para Sochi 2014, as olimpíadas de inverno que se passa na Rússia este ano, quando sofreu um acidente livre na pista de Park City, colidiu com uma árvore tendo um severo trauma na coluna cervical. Laís Souza estava classificada para as olimpíadas e conhecia o esporte de neve desde meados de 2013.

Esquiar é um esporte e hobby traiçoeiro. A prática é super popular em lugares com temperaturas mais baixas, ela mistura lazer e adrenalina e também exercício físico. O perigo está presente na atividade. Qualquer deslize fora de controle pode resultar em problema.

Laís Souza está internada desde o dia 27 de janeiro no Hospital Universitário de Utah, em Salt Lake City. A ex-ginasta será transferida para Miami em avião equipado com UTI móvel, acompanhada dos médicos, fisioterapeutas e familiares.

Um bom condicionamento físico e um preparo mental do atleta são fatores determinantes para suceder no esporte. A atleta experiente de 38 anos, Isabel Clark, que chocou com o caso da Laís Souza diz   “Aprendemos a ir de menos a mais, gradualmente, a conhecer nossos limites e medos e conseguir superá-los aos poucos. Usamos muito a mentalização antes de fazer algo arriscado. A parte física é fundamental, tanto para a prática em si em alto nível, como para prevenir lesões ou acidentes. Na minha modalidade tem muito impacto e quedas, o corpo precisa estar preparado para tudo isso”

O esquiador brasileiro de 25 anos, Jhonatan Longhi, um dos melhores na modalidade, também argumenta sobre a importância de uma preparação física para conseguir enfrentar os riscos e os desafios que o esporte na neve traz. “Minha preparação também é mais física do que técnica. Busco estar sempre trabalhando com exercícios que me proporcionam uma força e resistência física maior. A velocidade e a respiração é fundamental no meu ponto de vista. Costumo manter algumas atividades como bicicleta e stretching para me manter num bom condicionamento”, contou.

Laís Souza

Mais alguns cuidados com a prática do esqui:

O equipamento básico do esqui alpino – modalidade contra relógio de descida de montanha – é o capacete, luvas e óculos. Os atletas podem utilizar protetores de coluna, pescoço e perna dependendo do nível da descida.

Não é recomendado esquiar sozinho. As indicações posicionadas nas pistas sobre os riscos de avalanches e de pista muito gelada ( onde a velocidade aumenta e o controle do esqui diminui) devem ser respeitadas.

Se estiver com crianças, procure descer em momento que não há muita gente e em pistas mais fáceis.

Um atleta profissional pode atingir mais de 100 quilômetros por hora. Os amadores também conseguem ir rápido, mas depende da pessoa e dos riscos que ela pretende correr.

Verificar se a pressão da fixação do esqui está bem ajustada, pois se houver queda, é importante que o esqui saia do pé para evitar torções no joelho. E lembre-se, não abuse na velocidade!

 

Saiba mais:

Lesões do joelho no esporte : ortopedista explica tudo o que você precisa saber

9 Dicas para encontrar o esporte ideal

Como proteger seu joelho das lesões do esporte

Como curar lesões

Saiba mais sobre o overtraining: a obsessão pelo treino

O inverno vem chegando! Proteja-se com dicas naturais

Como evitar náuseas durante exercícios físicos