Gestante

Seu bebê de 18 à 22 semanas de gravidez

Por Redação Doutíssima 07/02/2014

22 semanas de gravidez

Seu bebê de 18 à 22 semanas de gravidez

18 Semanas de gravidez:

Com 11,43 cm de comprimento e cerca 141 gramas de peso, o seu bebê está aumentando bem de peso e ficando grande o suficiente até mesmo para você sentir as torções, voltas, pontapés e socos que ele está aperfeiçoando. Outro conjunto de habilidades que o seu bebê está dominando agora é o bocejo e o soluço.

E o seu bebê único é realmente um bebê sem igual agora, completo com impressões digitais únicas em suas pontas dos dedos das mãos e dos pés.

19 Semanas de gravidez:

Esta semana o seu bebê esta atingindo 15,24 cm no gráfico de crescimento e pesando 236,80 gramas completas. Qual é a fruta desta semana? O seu bebê está com o tamanho aproximado de uma manga grande. Uma manga mergulhada em queijo gorduroso, na verdade.

Verniz caseoso – uma substância branca gordurosa protetora (que lembra queijo) – agora cobre a pela sensível do seu bebê, protegendo-a do líquido amniótico que o envolve. Sem essa proteção, o seu bebê ficaria muito enrugado ao nascer. A cobertura vai se desprendendo à medida que o parto se aproxima, mas alguns bebês que nascem com facilidade ainda mostram essa cobertura com verniz no parto.

20 Semanas de gravidez:

Você tem um bebê do tamanho de um pequeno melão em sua barriga do tamanho de um melão esta semana, com cerca de 282 gramas e 16,51 cm de comprimento (coroa ao bumbum).

O seu ultrassom este mês deve ser capaz de detectar, se você quiser saber, se o seu bebê é uma menina ou um menino. E, meu Deus do Céu, ele tem estado muito ocupado. Se o seu for uma menina, o seu útero já está totalmente formado, seus ovários estão com cerca de 7 milhões de óvulos (embora, no momento do nascimento, o número de óvulos terá aumentado para quase 2 milhões), e seu canal vaginal está começando a se desenvolver.

Se o seu for um menino, seus testículos já começaram a descer do abdômen. Em poucos meses, eles cairão no escroto.

Felizmente para o seu bebê, ele ainda tem muito espaço em seu ventre, o que significa que há bastante espaço para contorções, rotações, chutes, socos e até mesmo uma cambalhota ocasional. Se você ainda não sentiu estas acrobacias, você certamente as sentirá nas próximas semanas.

21 e 22 Semanas de gravidez:

Qual é o tamanho do bebê esta semana? Cerca de 17,78 cm de comprimento (pense numa banana grande) e quase 311,85 gramas de peso. E, por falar em bananas, você pode querer comer alguma esta semana, se você quiser que o seu bebê venha a gostar delas. Algumas cenouras também. Isso porque no líquido amniótico a cada dia (para a hidratação, nutrição e também para iniciar a prática de engolir e digerir), ele irá saborear – e gostar – o que estiver em seu cardápio.

Aqui vai outra atualização do bebê: braços e pernas estão, finalmente, dentro das proporções, os nêutrons do cérebro e dos músculos agora estão conectados entre si e a cartilagem do corpo todo está se transformando em ossos. O que significa que quando o seu bebê se movimentar (e que agora você provavelmente já está sentido), os movimentos estão muito mais coordenados e não são mais contrações bruscas.

Esqueça as poucas gramas. Esta semana, estamos falando de um peso colossal de 473,59 gramas e de um comprimento de quase 20,32 cm, quase o tamanho de uma boneca pequena. Mas, a sua boneca está viva, com os sentidos em desenvolvimento, incluindo o tato, visão, audição e paladar.

O que o seu bebê está tocando? Ele pode agarrar o cordão umbilical e praticar o aperto forte, e em breve estará agarrando o seus dedos.

O que o seu bebê está vendo? Embora seja escuro no casulo uterino, e mesmo com as pálpebras seladas, os fetos desta idade podem perceber o claro e o escuro. Se você acender uma lanterna sobre a sua barriga, você provavelmente sentirá a reação do seu bebê, talvez tentando se afastar da luz “forte”.

O que o seu bebê está ouvindo com 22 semanas de gravidez? O som da sua voz e de seu parceiro, o seu batimento cardíaco, o som do sangue circulando pelo seu corpo, os gorgolejos gástricos produzidos pelo seu estômago e intestinos, o cachorro latindo, as sirenes, o som alto da TV.

E o que o seu bebê está saboreando? Praticamente tudo que você esta saboreando (então, passa a salada).

 

Saiba mais:

Seu bebê de 9 à 13 semanas de gravidez

Seu bebê de 14 à 17 semanas de gravidez

Seu bebê de 23 à 27 semanas de gravidez

Seu bebê de 28 à 32 semanas de gravidez

Seu bebê de 32 à 35 semanas de gravidez

Seu bebê de 36 à 40 semanas de gravidez