Gestante

Seu bebê de 9 à 13 semanas de gestação

Por Redação Doutíssima 07/02/2014

12 semana de gestação

Seu bebê este mês: de 9 a 13 semanas de gestação

9 Semanas de gestação:

O seu bebê (que passou oficialmente de embrião para feto) cresceu para cerca de 2,5 centímetros de comprimento, aproximadamente o tamanho de uma azeitona verde média. A cabeça dele ou dela continua a se desenvolver e a assumir mais as proporções de um bebê. Esta semana, pequeninos músculos estão começando a se formar. Isso permitirá que o seu feto movimente seus braços e pernas, embora vá se passar pelo menos mais um mês antes de você ser capaz de sentir os pequenos socos e pontapés. Embora seja muito cedo para sentir alguma coisa, não é cedo demais para ouvir alguma coisa (possivelmente). O som glorioso do batimento cardíaco pode ser ouvido por meio de um dispositivo Doppler no consultório do seu médico. Ouça-o. Ele certamente fará o seu coração acelerar.

10 Semanas de gestação:

Com quase 3,81 cm de comprimento, o seu bebê está crescendo a passos largos. E se preparando para os primeiros saltos e pulos (e pequeninos passos) estão se formando os ossos e a cartilagem, e os pequenos entalhes das pernas estão se desenvolvendo em joelhos e tornozelos. Ainda mais inacreditável para alguém do tamanho de uma ameixa seca, os cotovelos nos braços do bebê já estão funcionando. Botões minúsculos de dentes do bebê estão se formando sob a gengiva. Mais para baixo, o estômago está produzindo sucos digestivos, os rins estão produzindo grandes quantidades de urina e, se o seu bebê for um menino, seus testículos estão produzindo testosterona (meninos serão meninos – mesmo tão cedo!).

11 Semanas de gestação:

O seu bebê está com mais de 5 cm de comprimento agora e pesa cerca de 9,45 g. Seu corpo está se endireitando e o tronco se alongando. Folículos pilosos estão se formando e os leitos das unhas das mãos e das unhas dos pés estão começando a se desenvolver. Essas unhas estão se desenvolvendo nos dedos individuais das mãos e dos pés, tendo sido recentemente separados das mãos e pés palmados há apenas algumas semanas. E, embora você não possa determinar o gênero do bebê ao olhar para ele (mesmo com o ultrassom), os ovários estão se desenvolvendo se o bebê for uma menina. O que você seria capaz de ver, se o seu útero tivesse uma telinha, seria que o seu feto tem as características distintas do ser humano agora, com mãos e pés na frente do corpo, orelhas quase em seu formato final (se não tiverem no local definitivo), passagens nasais abertas na ponta do nariz, uma língua e o palato na boca, e os mamilos visíveis.

12 Semanas de gestação:

Com 12 semanas de gestação seu bebê tem mais do dobro do tamanho durante as últimas três semanas, pesando agora 14 gramas e medindo (da coroa ao bumbum) cerca de 6 cm. Quase do tamanho de uma grande ameixa fresca, o corpo do seu bebê trabalha muito no departamento do desenvolvimento. Embora a maioria dos seus sistemas esteja totalmente formada, com 12 semanas de gestação ainda há muito para amadurecer. O sistema digestivo está começando a praticar os movimentos de contração (para que o seu bebê possa comer), a medula óssea está fabricando as células brancas do sangue (para o seu bebê poder lutar contra os germes transmitidos enquanto estiver brincando com os amiguinhos), e a glândula pituitária na base do cérebro começou a produzir hormônios (para o seu bebê um dia ser capaz de gerar seus próprios bebês).

13 semanas de gestação

13 Semanas de gestação:

À medida que o seu primeiro trimestre chega ao fim, o seu feto atingiu o tamanho de um pêssego, cerca de 7,60 cm de comprimento. Com 13 semanas de gestação, a cabeça do seu bebê agora é do tamanho do comprimento da coroa ao bumbum, mas este lindo corpinho está ganhando força e vai continuar crescendo ao longo do tempo (ao nascer, a cabeça do seu bebê terá um quarto e o corpo terá três quartos do comprimento total). Enquanto isso, os intestinos do seu bebê, os quais estão crescendo dentro do cordão umbilical, agora estão começando a difícil viagem para a sua posição permanente no abdômen do seu bebê. As cordas vocais do seu bebê (as melhores para chorar …. logo!) também estão em desenvolvimento com 13 semanas de gestação.

13 semanas de gestação

Saiba mais:

Seu bebê da 14 à 17 semanas de gestação

Seu bebê da 18 à 22 semanas de gestação

Seu bebê da 23 à 27 semanas de gestação

Seu bebê da 28 à 32 semanas de gestação

Seu bebê da 32 à 35 semanas de gestação

Seu bebê da 36 à 40 semanas de gestação

8 Dicas para evitar o inchaço durante a gravidez