Medicamentos

Caso Netinho: entenda o perigo dos anabolizantes

Por Redação Doutíssima 07/02/2014

NetinhoO cantor baiano Netinho foi hospitalizado em São Paulo, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio Libanês devido a um sangramento no fígado causado pelo uso excessivo de anabolizantes, segundo relato do cirurgião Jorge Bastos, do Hospital Aliança, em Salvador, onde Netinho foi internado incialmente. Netinho teria consumido um coquetel de substâncias com hormônios para enrijecer a musculatura e retardar o envelhecimento. O grave quadro do cantor gerou discussões sobre os riscos do uso de anabolizantes.

 

Anabolizantes: um atalho perigoso

Especialistas explicam que o uso indiscriminado desse tipo de substância gera sérios efeitos colaterais, entre eles o aumento do risco de tumores hepáticos, elevação de colesterol, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares, perda óssea e impotência, sem contar os efeitos psiquiátricos como depressão e aumento de agressividade. Tomar anabolizantes na dose, forma e idade erradas representa um enorme perigoso para a saúde. “Geralmente os principais problemas estão relacionados à sobrecarga em rins e fígado, que sofrem demais para processar tantas substâncias não naturais e que podem levar a alguns tipos de câncer”, disse Diego Leite de Barros, do HCor.

Na opinião do especialista em morfologia com ênfase em anatomia da Universidade Paulista, Carlos Alberto Anaruma, o grande problema é a superdosagem. O excesso no consumo desses produtos produz substâncias indesejadas no corpo, gerando efeitos colaterais, como tumor no fígado e outras doenças hepáticas comuns nesses casos, que gera bolhas de sangue no fígado. “Provavelmente foi isso que aconteceu com o Netinho”, afirma ele.

Os tendões também podem sofrer com o consumo desse tipo de substâncias, pois muitas vezes não conseguem suportar o aumento da musculatura. A mudança ocorre muito rapidamente e o corpo pode não estar preparado para ela.

NetinhoCaso Netinho: Ele não foi o único a escolher esse atalho

A médica do esporte, Silvana Vertematti, afirmou que “outras celebridades já declaram que usam o hormônio de crescimento GH como tratamento anti-idade. Porém, a eficiência disso não é comprovada”. Os esteroides anabólicos ou anabolizantes são hormônios que aceleram processos metabólicos. “Eles são muitas vezes um suplemento para hormônios que já produzimos. No uso terapêutico, o anabolizante ajuda a corrigir alguma deficiência, porém infelizmente o mais comum é ser aplicado por motivos estéticos para ganho de massa muscular, principalmente”, explicou a especialista.

 

Anabolizantes e a dependência

Os anabolizantes não viciam, porém causam certa dependência emocional. Muitos jovens passam a usar esse tipo de substância cedo e se apegam aos seus efeitos estéticos rápidos. Os efeitos visíveis são atraentes, porém os invisíveis podem ser muito sérios.

O uso de anabolizantes combinado com a pílula anticoncepcional potencializa ainda mais os problemas, pois a mistura aumenta ainda mais o risco de trombose, AVC, infarto, colesterol e alterações hepáticas.

A interrupção do uso de anabolizantes também é outro momento perigoso. Isto ocorre pois, quando a pessoa para de usar essas substâncias, desregula seu eixo hormonal, podendo ganhar peso e desenvolver problemas como hipotireoidismo. O corpo passa a não sintetizar a proteína de forma tão acelerada e o aumento de massa muscular e manutenção fica mais difícil, podendo gerar flacidez. Os efeitos adversos podem ser levados para o resto da vida.

Por isso, não acredite em milagres! Esse tipo de medicamentos pode ser recomendado por um médico para casos específicos, de desequilíbrio hormonal, por exemplo. Mas é essencial levar em conta as características físicas, fisiológicas e psicológicas do paciente. Essas substâncias têm grandes implicações clínicas, portanto, pense duas vezes antes de optar por este atalho.

 

Saiba mais:

Médicos acreditam que anabolizantes teriam prejudicado saúde de Netinho

Saiba mais sobre os riscos dos remédios para ganhar massa muscular

Malhação também possui riscos à saúde

Como aumentar a sua massa muscular

7 Passos para conseguir músculos de verdade

Como aumentar os músculos rapidamente

Como ganhar músculos em casa