Especialidades

Como dormir bem

Por Redação Doutíssima 07/02/2014

Segundos as estatísticas, cerca de 40% da população sofre de algum tipo de problema com o sono. Sem as horas de uma noite bem dormida, seu corpo não se regenera como deveria e a sua produtividade e sua saúde acabam ficando comprometidas.

como dormir bem

As causas de uma noite mal dormida podem ser inúmeras, mas algumas pequenas mudanças de comportamento no seu dia a dia podem te ajudar a aproveitar melhor o seu sono e a ter momentos de descansos com mais qualidade, como dormir bem. Veja aqui algumas técnicas que podem te ajudar.

12 dicas de como dormir bem

Desligue-se

O computador, ipad, ipod, celular, televisão não são objetos amigos do sono. Eles estimulam o cérebro em vez de relaxar, a luz emitida pelas telas dos aparelhos eletrônicos não favorece a produção do hormônio do sono melatonina. O diretor  Pete Bils do instituto Better Sleep aconselha desligar todos os aparelho por no mínimo 1 hora antes de dormir.

Ir devagar com a cafeína

Uma das dicas mais populares de como dormir bem é ficar de olho na cafeína. Ela permanece por mais de 12 horas no nosso organismo. Por isso não vai adiantar diminuir o consumo de cafés e refrigerantes apenas no período da noite antes de dormir. Se você não consegue resistir ao cafézinho depois da janta, experimente as versões descafeinadas.

Não beba muita água

Sim, nós devemos hidratar nosso organismo ao longo do dia, mas em pequenas doses. Não esxagere na dose noturna, pois é muito provável que você tenha que realizar algumas idas ao banheiro durante a noite que vão perturbar o seu sono. Pare com o copo d’água pelo menos uma hora antes de dormir.

Invista no ambiente

Analisando a quantidade de horas que passamos dentro do quarto, ele deveria ser o cômodo mais importante da nossa casa, ele merece todo o conforto do mundo ali concentrado. invista em um colchão de qualidade. Dê preferência a lençóis de fibras naturais que permitam a respiração da pele. E não esqueça de ir a busca do travesseiro perfeito.

como dormir bem

 

Nem muito quente, nem muito frio

Especialistas dizem que a temperatura ideal do quarto deve ser entre 18º C e 19º C. O conforto térmico varia de pessoa para pessoa. Mas agora você já sabe que ter um aparelho no quarto para aquecer ou resfriar vai te ajudar na missão de como dormir bem.

Exercícios pela manhã

Algumas pesquisam afirmam que as pessoas que levantam cedo e malham no começo do dia possuem um sono de maior qualidade. Se os exercícios forem realizados no período da noite, a temperatura corporal demora a baixar e pode atrapalhar o descanso. Se você não consegue mudar a rotina, a dica é tomar uma ducha quente.

Quarto arrumado

Não estamos falando só da estética aqui, pode parecer esquisito mas estudos mostram que pessoas que deixam o quarto e a cama arrumados roncam menos do que os bagunceiros. A explicação é que as coisas espalhadas deixam as pessoas mais estressadas e descuidadas.

Levante cedo no fim de semana também

Aquelas horinhas de sono a mais no fim de semana pode comprometer o seu sono da semana inteira. Alterar o ciclo normal do sono pode te trazer problemas como insônia. Um cochilo no meio do dia é a melhor solução se você quer dar uma descansada a mais no fim de semana.

Consumir menos álcool

O relaxamento proporcionado pelo consumo do álcool na verdade não ajuda você a desfrutar de uma boa noite de sono. A substância interfere na qualidade e o seu corpo não descansa bem. A quantia recomendada por dia é nada mais do que uma dose e se possível três horas antes de dormir.

como dormir bem

Suco de cereja

Uma receita de como dormir bem é consumir um copo de suco de cereja pela manhã e um copo à noite. Estudos mostraram que pessoas que consumiam essa quantia dormiam em média até 25 minutos a mais por dia. O suco possui melatonina, o hormônio do sono.

Aromas pelo quarto

Um estudo da Universidade de Wesleyan nos Estados Unidos concluiu que o cheiro de lavanda pode melhorar a qualidade do seu sono. Espalhar o óleo de lavanda antes de se deitar proporciona um sono mais profundo e mais disposição no dia seguinte.

Procurar um médico

Se você já tentou todas estas dicas e não enxergou nenhuma melhora, consulte um especialista. Insônias frequentes e cansaço persistente são motivos para buscar um tratamento profissional. O médico pode te indicar medicamentos ou até terapias alternativas de como dormir bem.

 

Saiba mais:

 Alimentos que te ajudam a dormir bem

8 Passos para dormir melhor

10 Conselhos para ajudá-lo a dormir como um bebê

5 Passos para realmente dormir melhor

Como vencer a insônia

4 Maus hábitos a evitar antes de dormir

Você está fazendo as escolhas certas para dormir bem?