[the_ad_group id="16401"]
Gestante

Exames importantes na gravidez

Por Redação Doutíssima 07/02/2014

exames importantes na gravidez

O seu primeiro exame de pré-natal ocorrerá entre oito e 12 semanas, na clínica cirúrgica do seu médico ou no hospital onde você planeja dar a luz. Esta primeira visita normalmente é referida como registrar-se na clínica. Você será obrigada a responder muitas perguntas pessoais sobre a sua saúde, histórico médico familiar e, possivelmente, até mesmo sobre o seu trabalho (e o do seu parceiro) e a área de habitação de vocês. Todas essas informações são necessárias para construir uma foto sua e da sua gestação, de modo que quaisquer possíveis riscos possam ser identificados e ajuda possa lhe ser oferecida sempre que necessário.

Se você tiver dúvidas ou preocupações, esta é uma boa hora para conversar sobre elas. É fácil esquecer algo muito importante quando há tanto para assimilar de uma só vez, então, escrever as coisas que você quer saber antes de comparecer ao consultório pode lhe ajudar. Confira neste artigo quais são os exames importantes na gravidez.

Exames importantes na gravidez: exames de rotina

Determinados exames são realizados durante a gestão para garantir que tanto você quanto o seu feto estão progredindo bem. Alguns desses exames serão repetidos a cada visita pré-natal, outros são realizados somente no registro/exames de rotina.

1. Pressão arterial. Será verificada a cada visita. A pressão arterial alta poderia evoluir para a pré-eclampsia, que, por sua vez, pode colocar você e o feto em risco.

2. Urina. Você terá de trazer uma amostra de urina com você a cada visita de pré-natal. A amostra será verificada e se houver alguma infecção você será tratada, assim como serão verificados o açúcar, proteína ou substâncias químicas conhecidas como cetonas. O açúcar na urina poderia ser um sinal de diabetes. A proteína poderia indicar o início da pré-eclampsia e as cetonas poderiam indicar que os seus rins estão sendo negativamente afetados pela sua gestação.

3. Peso. O seu peso pode ser monitorado regularmente para ver se o bebê está crescendo, embora nem todos os médicos façam isto. Você pode esperar ganhar algo entre 10 e 20 Kg durante a gestação, com a maior parte deste peso extra chegando após a 20ª semana. O aumento repentino de peso poderia indicar a pré-eclampsia.

4. Altura. Você será medida em sua primeira consulta, porque a sua altura dá uma noção do tamanho da sua pélvis. Se a sua pélvis for muito pequena para acomodar a cabeça do seu bebê na hora do parto, então a cesariana poderá ser indicada. Vale à pena notar, no entanto, que a maioria dos bebês é proporcional às mães que os carregam.

5. Exames de sangue. Em sua primeira consulta você terá de tirar uma amostra de sangue para confirmar o seu grupo sanguíneo e para descobrir se o seu Rh é negativo ou positivo.

O seu sangue também servirá para verificar se você tem anemia e se você está imune à rubéola (doença contagiosa). Você também poderá fazer os exames de HIV e de hepatite B. Embora não faça parte da rotina fazer exames de toxoplasmose, se você achar que está em risco, você também poderá solicitá-lo. Outros exames também são realizados para detectar qualquer doença grave que possa afetar o seu bebê. Se você fizer parte do grupo étnico do mediterrâneo, eles farão o exame de talassemia.

6. Exame do Colo do Útero. Se você não fez nenhum exame do colo do útero nos últimos três a cinco anos, será pedido a você para fazê-lo em seu exame pós-natal.

7. Pulsos e Tornozelos. Eles são verificados a cada visita, pois, inchaços ou edemas, causados pela retenção de líquidos, são sinais que podem indicar a pré-eclampsia.

8. Palpação. O médico ou a parteira fará o exame de toque, que é pressionar o seu abdômen para sentir a parte superior do seu útero (fundo). Ele ou ela apalpará no sentido da pélvis para verificar o tamanho do feto e a maneira que ele está deitado.

Agora que você já sabe os exames importantes na gravidez, aproveite a sua gestação e tenha um bom parto!

 

Saiba mais:

Insônia na gravidez: o que fazer? 

Os exames pré-gravidez que você deve fazer

Como cuidar das veias durante a gravidez

Como cuidar dos seios durante a gravidez

3 maneiras de confirmar a sua gravidez

5 problemas dentários durante a gestação

5 dicas para aliviar a dor de cabeça durante a gestação


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]