Especialidades

Tudo o que você queria saber sobre o teste de alergia

Por Redação Doutíssima 07/02/2014

teste de alergia

Atualmente há vários tipos de testes de alergia, um dos mais comuns são os cutâneos e de sangue. Caso o seu médico queira fazer testes cutâneos, você provavelmente terá que marcar uma outra consulta com ele, já que leva algum tempo para fazer a aplicação e leitura do teste de alergia. Você também pode precisar marcar outra consulta caso tenha tomado um anti-histamínico ou outro medicamento recentemente, já que esses podem interferir nos resultados. Esta seção explica os vários tipos de teste de alergia e o que eles podem dizer a você e ao seu médico.

teste de alergia

Confira a seguir alguns testes de alergia que são feitos com os médicos:

Teste de alergia por escarificação ou puntura

Esses testes cutâneos envolvem aplicar na pele pequenas gotas diluídas do alérgeno suspeito e então esfregar ou beliscar a pele para que o alérgeno seja absorvido. São testados vários alérgenos de cada vez e a maioria dos alergistas usa combinações baseadas nos alérgenos encontrados na sua convivência.  Se você é alérgico a um alérgeno em particular, terá uma reação a ele na forma de vermelhidão e/ou bolha em menos de 20 minutos. O médico ou um assistente inspecionará as áreas onde foi feita a aplicação e escreverá um número correspondente ao tamanho e extensão da reação.

O teste de alergia de cutâneos não são dolorosos, mas podem coçar. Ocasionalmente, o braço fica inchado.

Testes intradérmicos

Outro tipo de teste de alergia é o cutâneo, o teste intradérmico, envolve injetar uma minúscula quantidade do alérgeno irritante sob a pele. Os testes intradérmicos são mais sensíveis e podem identificar melhor as substâncias que você tem alergia fraca. As pessoas geralmente têm medo desse tipo de teste por causa da agulha, mas ela é pequena e só escorrega de leve por baixo da pele.

Os testes intradérmicos proporcionam mais precisão na determinação de certos alérgenos. Os dois tipos de testes são usados para determinar alergias comuns, como a pelos de gato, esporos de fungos e plantas.

Se você fizer um teste por escarificação ou intradérmico, não poderá sair do consultório logo em seguida. Pedirão para você esperar pelo menos 30 minutos para o caso de você desenvolver uma reação mais forte.

Teste de alergia a ser evitado

O teste de alergia  continua sendo questionável (alguns) aos olhos dos profissionais médicos (e das suas pesquisas). Muitos são baseados em tratamentos cuja segurança e efetividade não são comprovadas. Antes de iniciar qualquer tratamento, é melhor consultar seu médico.

Teste de Contato

O Médico aplicará nas suas costas adesivos quadrados, cada um contendo possíveis alérgenos. Os pacientes geralmente usam esses adesivos por cerca de 48 horas porque as reações a eles podem se desenvolver lentamente. Você não pode tomar banho enquanto estiver usando os adesivos. (Poderá coçar muito)

Saiba Mais

Atchim!! O número de pessoas com alergias triplicou nos últimos 40 anos

Como saber se você tem alergia?

Saiba tudo sobre alergia a tecido

Tudo que você precisa saber sobre remédio para alergia

O que fazer em caso de alergia à picada de inseto

Alergia ao látex: entenda porque acontece

Alergia nos olhos: entenda porque acontece