[the_ad_group id="16401"]
Clínica Geral

Colesterol HDL e LDL: entenda a diferença

Por Redação Doutíssima 08/02/2014

Muitas vezes fazemos uma consulta médica e nosso médico nos pede um exame de sangue para analisar o colesterol em nosso corpo. Quando sai o resultado, vemos que o colesterol é separado em categorias diferentes e que nem sempre eles têm a mesma quantidade. Aí surge a dúvida: O que isso tudo quer dizer? Isso é bom ou ruim? O doutíssima te ajuda a entender a diferença entre o colesterol HDL e LDL. Continue lendo e aprenda mais.

 

O que é colesterol?

colesterol HDL

 

Você pode já ter ouvido falar que existe o colesterol bom e outro ruim. Mas o que é colesterol à final? O colesterol é considerado um tipo de lipídio, ou seja, uma substância gordurosa presente em todas as células do corpo humano. Esse lipídio pode ser encontrado em alimentos de origem animal como a carne, o leite integral e o ovo. No corpo humano, ele desempenha funções essenciais, como a produção de hormônios e de vitamina D. Contudo, o excesso de colesterol no sangue aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Mas é verdade que existe o bom e o mau colesterol. Essa é a diferença entre o colesterol HDL e o LDL.

 

Colesterol HDL x Colesterol LDL

 

Existem dois tipos de colesterol presentes no sangue humano:
O colesterol HDL é considerado o bom colesterol. Ele funciona como a “faxineira” do sangue, sendo responsável por retirar o excesso de colesterol ruim (LDL) das artérias e diminuir a formação de placa de gordura. Para garantir sua eficácia, é desejável que o nível desse colesterol esteja sempre acima de 35mg/dL no sangue (você poderá ver esses números no seu exame de sangue).

O colesterol LDL é considerado o mau colesterol, o tipo que pode provocar o entupimento das artérias levando à um infarto ou AVC. O nível desse colesterol deve sempre ficar abaixo de 130mg/dl no seu sangue.

Colesterol HDLPara um bom funcionamento do corpo e em especial do coração, você deve cuidar da suas taxas de colesterol. Esse cuidado passa principalmente pela alimentação, pois os alimentos são um dos principais condutores de colesterol para o corpo humano. Uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, bem balanceada e evitando gorduras saturadas e frituras possibilitam que o corpo mantenha boas taxas do bom colesterol, o colesterol HDL. Existem também os alimentos que estimulam o bom colesterol como cerais e grãos integrais, azeite de oliva, abacate, nozes, entre outros.

 

No vídeo abaixo, você pode ver uma viagem dentro do corpo humano que conta pedagogicamente todas as diferenças e ações do colesterol HDL e LDL no nosso corpo.

 

Saiba mais:

Veja o que pode elevar seu colesterol

Como elevar os níveis de colesterol bom

4 Alimentos que reduzem o seu colesterol

10 alimentos que diminuem o seu colesterol

O que é o bom colesterol?

Colesterol: um inimigo controlável

Mulheres: cuidado redobrado com o colesterol alto


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]