Especialidades

Conheça as principais sequelas do AVC

Por Redação Doutíssima 09/02/2014

O acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido pelo nome de «derrame cerebral» aconte quando há entupimento ou ruptura dos vasos que transportam sangue ao cérebro, fazendo com que haja paralisia da região cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

Existem dois tipos de AVC ; o isquêmico que é caracterizado pelo entupimento dos vasos que transportam sangue ao cérebro, causando falta de oxigênio e morte dos neurônios; e o hemorrágico que ocorre pelo rompimento dos vasos e provoca sangramento no cérebro. As sequelas do AVC podem ser bastante significativas a ponto de afetar o bom desempenho da pessoa em suas atividades diárias.

Conheça as principais sequelas do AVC:

 

sequelas do AVC

Idade

 

Embora o AVC seja mais comum em pessoas com mais de 55 anos, ele pode ocorrer em qualquer idade e sem motivo aparente.

 

Histórico familiar

 

O risco de ter um acidente vascular cerebral é maior quando se tem um parente próximo que já foi vítima de um. Isso acontece, pois, doenças como diabetes e pressão arterial tendem a ser transmitidas à outras pessoas da família.

 

Sequelas do AVC

 

As sequelas do AVC podem ser variadas, uma vez que cada área do cérebro é responsável por coordenar diferentes funções do corpo. A pessoa que sofreu um AVC pode apresentar sintomas que vão de alterações motoras até alterações da memória. As sequelas do AVC são:

– Perda da visão de um olho ou dos dois

– Forte dor de cabeça sem motivo aparente

– Fraqueza nas pernas e desequilíbrio do corpo

– Alteração na fala; é como se a passoa enrolasse a língua ao falar

– Paralisia facial e boca torta

– Dificuldade para distinguir direções – A pessoa perde a noção espacial e não sabe onde fica a direita e a esquerda.

– Incontinência urinária ou fecal

– Perda da memória

– Dificuldade para movimentar os braços

– Depressão

– Impaciência

– Negligência do lado paralisado do corpo

sequelas do AVC

Reduzindo o risco do AVC

 

Como já dissemos, o AVC pode ocorrer em qualquer momento e em pessoas de todas as idades, Existem alguns fatores contribuem para o seu aparecimento. Nesse caso, é preciso mudar alguns hábitos do cotidiano.

Parar de fumar – Fumar aumenta a pressão arterial. Os componentes químicos do cigarro são facilmente absorvidos pelo organismo, causando danos aos vasos sanguíneos.

Praticar exercícios – Praticar atividade física regularmente ajuda na circulação do sangue e faz bem ao coração, o que ajuda a diminuir os riscos de sofrer um AVC.

Evitar o consumo de álcool – Beber álcool com frequência em grande quantidade pode causar dilatação dos vasos sanguíneos.

Seguir uma dieta saudável – Manter uma dieta saudável pode diminuir o risco de AVC. Evite sal e gorduras em excesso, pois, eles ajudam a entupir as artérias, aumentando o risco do AVC.

 

Tratamento

 

O tratamento da pessoa que sofreu um AVC é feito de acordo com os danos gerados em seu organismo. Para que a pessoa recupere as funções motoras e cognitivas, o tratamento pode incluir o auxílio de profissionais como médicos, psicólogos e fisioterapeutas que vão ajudar o paciente a lidar com as sequelas do AVC.

Infelizmente, não é possível recuperar os neurônios mortos depois de um AVC, no entanto, as células próximas à região afetada podem ser recuperadas. Por isso, assim que forem notados os sintomas na pessoa, é importante levá-la ao médico o mais rápido possível para diminuir o risco de sequelas do AVC.

 

Saiba mais:

 

Como agir em caso de derrame (AVC)

O que é o derrame (AVC)

Saiba mais sobre a morte cerebral

Emoções podem provocar doenças

Conheça as principais doenças causadas pelo fumo

Alerta: 4 coisas que você sente antes de um infarto cardiaco (infarto)

Veja o que pode elevar o seu colesterol