Gestante

4 dicas para ter certeza de que você esta em trabalho de parto

Por Redação Doutíssima 10/02/2014

trabalhoparto

Ninguém sabe exatamente o que aciona o verdadeiro trabalho de parto (e mais mulheres estão preocupadas com “quando” do que “por que”), mas, acredita-se que seja uma combinação dos fatores envolvidos. Este processo muito complicado inicia o feto, cujo cérebro aciona um relê de mensagens químicas (que provavelmente se traduzem para algo como, “Mamãe, me deixe sair daqui!”) que dá início a uma reação de hormônios em cadeia na mãe. Estas alterações hormonais, por sua vez, abrem o caminho para o trabalho de prostaglandinas e oxitocina, substâncias que desencadeiam as contrações quando todo o sistema de trabalho de parto diz “vai”.

Você saberá que as contrações do trabalho pré-parto foram substituídas pelo verdadeiro trabalho de parto se:

1. As contrações intensificarem, em vez de aliviarem, com atividade e não voltarem a acontecer por uma mudança de posições.

2. As contrações forem ficando progressivamente mais frequentes e dolorosas, e geralmente (mas, nem sempre) mais regulares. Cada contração não será necessariamente mais dolorosa ou mais longa (elas normalmente duram cerca de 30 a 70 segundos) do que a última, mas a intensidade aumenta à medida que o verdadeiro trabalho de parto progride. A frequência nem sempre aumenta em intervalos regulares ou perfeitamente regulares, desenvolvê-la não aumenta.

3. As primeiras contrações se parecerem com um desconforto gastrointestinal, ou com fortes cólicas menstruais ou com pressão abdominal inferior. A dor pode ser apenas na parte inferior do abdômen ou na parte inferior das costas e do abdômen, e também pode irradiar para a perna (especialmente para as coxas). A localização, no entanto, não é tão confiável quanto uma indicação, porque as falsas contrações do trabalho de parto também podem ser sentidas nesses lugares.

4. Você libera uma secreção e ela é rosada ou tem traços de sangue.

Em 15% dos trabalhos de parto, as bolsas de água se rompem, em um jato ou um fio de água, antes do trabalho de parto começar. Mas, em muitos outros as membranas se rompem espontaneamente durante o trabalho de parto, ou são rompidos artificialmente pelo médico.