Gestante

Inchaço na gravidez: 8 dicas para diminuir a retenção

Por Redação Doutíssima 10/02/2014

A sua barriga não é a única que está inchando ultimamente. As mamas geralmente se estendem para as extremidades também. E, embora todo o inchaço na gravidez não seja tão formidável, o leve inchaço (akaedema) dos tornozelos, pés e mãos é completamente normal, pois está ligado ao aumento necessário nos líquidos corporais durante a gestação.

 

Na verdade, 75% das mulheres desenvolvem esse inchaço em algum momento de suas gestações, normalmente em torno deste ponto. As outras 25% nunca notaram qualquer inchaço, o que também é normal. Para aliviar o inchaço por algum tempo, tenha essas dicas em mente:

 

Oito dicas para evitar o inchaço na gravidez

 

gravida-praia-correr-caminhar
Foto: iStock/gettyImages

1. Não fique de pé e nem sentada. Se passar longos períodos de pé ou sentada fizer parte da sua descrição de cargo, em casa ou no escritório, faça intervalos periódicos. Sente-se se você esteve de pé e levante-se se você ficou sentada. Ou, para melhores resultados, faça uma caminhada vigorosa de 5 minutos para revitalizar a sua circulação (a qual deve fazer fluir os líquidos).

pes-levantados-circulacao
Foto: iStock/gettyImages

2. Coloque as suas pernas para cima. Eleve-as quando você estiver sentada. Se alguém merece colocar os pés para cima, esse alguém é você.

gravida deitada de lado
Foto: iStock/gettyImages

3. Descanse de lado. Se você ainda não tiver o hábito de deitar de lado, agora é hora de tentar. Deitar de lado ajuda a manter os seus rins funcionando com eficiência máxima, aumentando a eliminação de resíduos e reduzindo o inchaço.

chinelos
Foto: Instagram, Reprodução

4. Opte pelo conforto. Agora é hora de fazer uma declaração de conforto, e não uma declaração de moda. Favoreça os sapatos mais confortáveis (de qualquer forma, aqueles justos não servem agora), e quando estiver em casa troque para chinelos macios.

gravida se exercitando
Foto: iStock/gettyImages

5. Movimente-se. Manter a sua rotina de exercícios (se o seu médico lhe deu sinal verde para fazer alguns) vai realmente manter o inchaço sob controle. Caminhar é fantástico para pés inchados já que mantém o sangue fluindo, em vez de empoçá-lo. Natação ou hidroginástica são ainda melhores, porque a pressão da água empurra o líquido do tecido de volta para as suas veias, de lá ele vai para os seus rins e, depois de lá, você será capaz de eliminá-los por meio da urina.

agua
Foto: iStock/gettyImages

6. Livre-se do peso da água bebendo água. Embora pareça contraditório, é verdade: quanto mais água você bebe, menos água você retém. Beber pelo menos oito a dez copos de 225 g de líquido por dia ajudará o seu organismo a se livrar dos resíduos. Restringir a ingestão de líquidos, por outro lado, não reduzirá o inchaço.

Consumo de sal: semana de prevenção mundial. Foto: iStock/gettyImages
Foto: iStock/gettyImages

7. Use o sal a gosto. Costumava-se acreditar que restringir a ingestão de sal ajudaria a controlar o inchaço, mas agora é sabido que limitar a ingestão de sal aumenta o inchaço. Então, salgue a gosto, mas como tudo na vida, moderação é a palavra-chave.

meias-de-compressao1
Foto: iStock/gettyImages

8. Obtenha o apoio que você precisa. Meias elásticas podem não ser sexy, mas elas são eficazes no alívio do inchaço. Diversos tipos estão disponíveis para usar durante a gestação, inclusive a meia-calça (com espaço para a barriga) e meias até o joelho e até a coxa (as quais, pelo menos, são mais frescas para se usar), mas evite aquelas com elástico apertado na parte superior.

 

Como você já deve ter observado, geralmente, o inchaço é mais acentuado no final do dia, quando o tempo está quente ou após passar muito tempo sentada ou de pé. Na verdade, você poderá notar que muito do inchaço na gravidez desaparece durante a noite ou após várias horas deitada (outra boa razão para descansar).

Em geral, o inchaço na gravidez significa nada mais do que um pequeno desconforto, e a aceitação de uma nova moda se você não puder mais espremer os seus pezinhos em sapatos elegantes. Ainda assim, você vai querer encontrar formas para reduzir o inchaço, se você puder. A boa notícia sobre o inchaço, além de ser normal, é que ele é temporário. Você pode aguardar porque os seus tornozelos e os seus dedos vão desinchar logo após o parto.

Se o seu inchaço na gravidez parece ser mais do que leve, converse com o seu médico. O inchaço excessivo pode ser um sinal de pré-eclampsia, mas quando ele vem acompanhado por uma série de outros sintomas (como o ganho de peso repentino, excessivo e inexplicável, pressão arterial elevada e proteína na urina).

Se a sua pressão arterial e urina estão normais, não há com que se preocupar. Se, juntamente com o seu inchado, você repentina e inexplicavelmente ganhou muito peso em pouco tempo, ou se está tendo graves dores de cabeça ou distúrbios da visão, telefone para o seu médico e descreva o que está acontecendo.