Gestante

Seu bebê de 23 à 27 semanas de gravidez

Por Redação Doutíssima 10/02/2014

Confira como está o seu bebê de 23 a 27 semanas de gravidez

27 semanas de gravidez

23 Semanas de gestação:

Uma janela em seu ventre revelaria que a pele do seu bebê está um pouquinho mole, frouxamente pendurada de seu corpinho. Isso porque a pele cresce mais rápido do que a gordura se desenvolve, e ainda não há gordura suficiente para preencher toda essa pele. Mas não se preocupe, a gordura está prestes a começar a recuperar o terreno perdido.

Começando esta semana, o seu bebê (que está com certa de 20,32 cm de comprimento e com apenas 473,59 gramas de peso) começa a acumular peso (o que significa que você também vai!). Na verdade, até o fim do mês, o seu bebê dobrará de peso (felizmente, você não).

Assim que os depósitos de gordura forem feitos, o seu bebê também será menos transparente. Nesse momento, os órgãos e ossos ainda podem ser vistos através da pele, que tem cor vermelha graças às veias de sangue em desenvolvimento e às artérias debaixo dela. Mas até o 8º mês não veremos mais através do bebê!

24 Semanas de gestação:

Com um peso de 710 gramas e um comprimento de cerca de 24,13 cm, o seu bebê já ultrapassou as frutas de referência e agora tem o tamanho de uma carta padrão (mas, precisaria de muito mais do que um selo para ser postado).

O ganho de peso semanal do bebê agora é de cerca de 169 gramas, não tanto quanto você está ganhando, mas chegando bem perto. Muito desse peso está vindo do acúmulo de gordura do bebê, bem como do crescimento dos órgãos, ossos e músculos.

Agora, o minúsculo rosto do seu bebê está quase que totalmente formado e dolorosamente adorável, completo com um conjunto de cílios e sobrancelhas e uma boa pitada de cabelos na cabecinha. O seu é moreno, loiro ou ruivo? Na verdade, neste momento, ele é branco neve, já que ainda não há pigmento no cabelo do bebê.

25 Semanas de gestação:

O bebê está crescendo a passos largos (e centímetros e gramas), esta semana chegando a 22,86 cm de comprimento e mais de 710 g de peso. E há desenvolvimentos interessantes no horizonte, também.

Os vasos capilares estão se formando sob a pele e sendo preenchidos com sangue. Até o fim da semana, os alvéolos com vasos capilares também se desenvolverão nos pulmões do seu bebê, preparando-os para aquele primeiro sopro ou ar fresco. Preste atenção, esses pulmões ainda não estão prontos para respirar no grande momento, e eles ainda têm de amadurecer muito antes de fazê-lo. Embora eles já estejam começando a desenvolver surfactante, uma substância que os ajudará a expandir após o nascimento, os pulmões do seu bebê ainda são muito pouco desenvolvidos para enviar oxigênio suficiente para o fluxo sanguíneo e liberação de dióxido de carbono do sangue (como respirar).

E por falar em respirar, as narinas do seu bebê, que estavam fechadas até agora, estão começando a se abrir esta semana. Isto permite ao seu bebê começar a praticar a “respiração”. As cordas vocais do seu bebê estão funcionando agora, o que o leva a soluços ocasionais (os quais você certamente sentirá).

26 Semanas de gestação:

Na próxima vez que você passear pelo departamento de carne, apanhe 1 k de carne assada. Não, não é para o jantar, é só para ter uma ideia de quão grande está o seu bebê esta semana. É isso aí, o seu bebê agora pesa 1 k inteiro e mede mais de 23 cm de comprimento.

Outro desenvolvimento importante esta semana: os olhos do seu bebê estão começando a se abrir. As pálpebras ficaram seladas nos últimos meses (então, a retina, a parte dos olhos que permite que as imagens sejam focadas, pode se desenvolver). A parte colorida dos olhos (a íris) ainda não tem muita pigmentação, então é muito cedo para começar a adivinhar a cor dos olhos do seu bebê. Mas o seu bebê agora já pode ver, embora não haja muito para ver nos confins escuros de seu lar uterino.

Mas com o aumento do sentido da visão e da audição que o seu bebê agora possui, você pode perceber um aumento na atividade quando o seu bebê vê uma luz forte ou escuta um barulho alto. Na verdade, se um barulho alto vibratório for trazido para perto da sua barriga, seu bebê responderá piscando e alarmado.

27 Semanas de gestação:

Com 27 semanas de gestação seu bebê se forma em um novo gráfico de crescimento esta semana. Ele não será mais medido da coroa ao bumbum, mas sim da cabeça aos pés. E, esta semana, o comprimento total da cabeça aos pés é de 38 cm!

O peso do seu bebê está subindo nas paradas de sucessos, e com 27 semanas de gestação está chegando a pouco mais de 1 k. E ouvir é um factoide fetal interessante: o seu bebê tem mais botões de fatos agora do que ele terá ao nascer (e além). O que significa que não apenas o seu bebê é capaz de provar a diferença no líquido amniótico quando você ingere alimentos diferentes, ele pode até mesmo reagir a eles. Por exemplo, alguns bebês respondem aos alimentos picantes soluçando. Ou chutando quando eles recebem esse chute picante.