Gestante

Seu bebê de 32 à 35 semanas

Por Redação Doutíssima 10/02/2014

Seu bebê este mês

gravidabranco

32ª Semana:

Esta semana o seu bebê está num ponto decisivo com quase 2 k e chegando a apenas 48 cm de comprimento. E crescer não é a única coisa em pauta nesses dias. Enquanto você está ocupada preparando tudo para a chegada do bebê, o bebê também está ocupado se preparando para essa grande estreia.

Nestas últimas semanas, tudo gira em torno de prática, prática, prática, já que ele afia as habilidades necessárias para sobreviver fora do ventre, desde engolir e respirar até chutar e sugar. E, por falar em sugar, o seu pequerrucho vem chupando o polegar já há algum tempo.

Outra mudança esta semana: a pele do seu bebê não é mais transparente. À medida que mais e mais gordura se acumula sob a pele, ela vai ficando opaca (como a sua!).

 

33ª Semana:

O bebê está ganhando peso quase tão rápido quanto você nesses dias (em média cerca de 250 g por semana), o que totaliza até agora mais de 2 ½ k. Ainda assim, o seu bebê ainda tem muito para crescer (e engordar).

Ele poderá crescer 2,5 cm apenas nesta semana e poderá quase dobrar de peso até o dia D. E com todo esse bebê dentro do seu útero agora, o nível do líquido amniótico está cheio até o limite da capacidade (não há espaço para mais líquido agora). O que explica porque essas cutucadas e pontapés algumas vezes são extremamente desconfortáveis: há menos líquido para amortecer os golpes.

Os anticorpos também estão sendo passados de você para o seu bebê, enquanto o seu pequerrucho continua a desenvolver seu próprio sistema imunológico. Esses anticorpos certamente virão a calhar no lado de fora e protegerão o seu futuro recém-nascido de muitos germes existentes nos playgrounds.

 

34ª Semana:

O seu bebê poderia ter uns 50 cm agora e pesar cerca de 2 ½ k. O seu é menino (um bebê)? Se a resposta for positiva, então esta é a semana em que seus testículos estão descendo do abdômen para seu destino final: seu escroto. (Cerca de 3% a 4% dos meninos nascem com testículos que ainda não desceram, e que não é razão para preocupação, normalmente, eles fazem essa viagem para o ‘sul’ antes do primeiro aniversário).

E em outras notícias relacionadas ao bebê, aquelas pequeninas unhas das mãos provavelmente alcançaram a ponta de seus dedinhos esta semana, então, certifique-se de que você inseriu um cortador de unhas em sua lista de compras!

 

35ª Semana:

Seu bebê está alto esta semana, ou seja, se ele pudesse ficar de pé, com cerca de 51 cm, uma continuação do plano de meia libra por semana, pesando cerca de 2,750 g. Embora, em termos de altura, o crescimento reduza um pouco (a média dos bebês que nascem com nove meses completos de gestação é de cerca de 51 cm), o seu bebê continuará a ganhar peso até o dia do nascimento.

Outra coisa que ele vai acondicionar nas próximas semanas que restam são as células do cérebro. O desenvolvimento do cérebro continua num ritmo fascinante, deixando o bebê um pouquinho desequilibrado. E, por falar em topos, é provável que o bumbum do seu bebê esteja.

A maioria dos bebês se posiciona com a cabeça para baixo, posição de bumbum para cima na pélvis da mãe agora, ou em breve. É uma boa coisa, já que é mais fácil para você se a cabeça (a maior parte do corpo do bebê) do bebê sair primeiro durante o nascimento.

Eis outra vantagem: A cabeça do bebê pode ser grande, mas ainda é mole (pelo menos, o crânio é), permitindo que a passagem através do canal vaginal seja um pouco menos apertada.